O São Paulo precisa conquistar 45% dos pontos que ainda vai disputar no Campeonato Brasileiro para não ser rebaixado à Série B. Atualmente, o clube do Morumbi é o penúltimo colocado, com nove pontos em 12 jogos, o que corresponde a 25 % de aproveitamento na competição.
O cálculo é baseado nas últimas seis edições do Brasileirão – foi em 2006 que o torneio passou a ser disputado no atual formato, com 20 participantes. A média de pontuação do 16º colocado – último antes da zona de rebaixamento – nesse período é de 44 pontos. Para atingir essa pontuação, seria preciso que o São Paulo conquistasse 35 pontos em 78 possíveis até o fim do torneio, índice que resultaria em 45% de aproveitamento.
A situação atual, como não poderia ser diferente, preocupa o elenco do São Paulo. Na terça-feira 13, o volante Fabrício falou sobre o momento delicado e ilustrou a realidade da equipe.
“A gente está em 19º lugar. E 19º cai, amigo. Temos que sair logo dessa situação. Temos uma trajetória que é realmente longa para conseguir, mas temos que trabalhar, temos que fazer por onde. Não adianta ficar falando que isso ou aquilo. Se tivesse a resposta, seria tudo muito simples”, disse o jogador.
Para chegar até a situação atual, na penúltima posição da tabela, o São Paulo quebrou diversos recordes negativos em 2013. Este é o pior início de Brasileirão da história do clube. Antes de vencer o Benfica (POR) pela Copa Eusébio, o time ficou seis partidas sem fazer gols, e 14 sem vencer. Entre junho e julho, a equipe perdeu oito confrontos seguidos, e perdeu nas últimas seis vezes que entrou para jogar no Morumbi. Todas essas marcas são as maiores da história do São Paulo.
Apenas o Náutico tem índice pior que o do São Paulo neste Brasileirão. O clube pernambucano tem índice de aproveitamento ligeiramente menor, de 24,2%, com oito pontos em 11 partidas. O oponente que mais se aproxima da marca que o São Paulo precisará a partir de agora para não cair é o Vasco, que tem 46,2% de aproveitamento e é o 10º colocado na tabela de classificação.
Nesta quinta-feira, o São Paulo entra em campo contra o Atlético-PR no Morumbi, às 19h30, para tentar amenizar a crise. O técnico Paulo Autuori terá os desfalques de Douglas (suspenso), Paulo Miranda, Edson Silva, Denilson e Carleto (lesionados).