O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, anunciou a lista com os 22 jogadores que enfrentarão Austrália e Portugal, em setembro. A novidade da lista foi a volta de Ramires. Henrique, do Palmeiras, e Maicon, da Roma, também foram convocados. No dia 7 de setembro, a seleção brasileira enfrentará a Austrália, em Brasília. Depois, o time jogará contra Portugal, em Boston, no dia 10.

Ramires foi convocado para os amistosos antes da Copa das Confederações, mas ficou fora da lista final para o torneio. O técnico não gostou de uma atitude do volante antes do jogo contra a Rússia, em março, na Inglaterra. O jogador pediu dispensa por conta de uma lesão. Estava combinado que ele iria se apresentar num sábado, dois dias antes do jogo contra os russos, no hotel em que a seleção estava hospedada na capital inglesa. O jogador do Chelsea não foi no dia e na hora marcada e chegou ao hotel apenas no domingo com a médica do clube, com um atestado em mãos justificando a ausência e pedindo liberação.
A atitude irritou a comissão técnica da CBF. O presidente da entidade, José Maria Marin, o criticou, ainda que sem citar o seu nome em entrevista ao jornal O Globo.
“Ele (Ramires) tem jogado no seu clube e tem sido observado. A seleção está em primeiro lugar. A situação (pedido de dispensa) já foi explicada. Vai ter oportunidade para conviver conosco e vamos conversar”, explicou Felipão.
No primeiro amistoso após a conquista da Copa das Confederações, Felipão fez poucos testes. O técnico convocou jogadores que estiveram n na campanha do título. Maxwell, do PSG, foi a única novidade na convocação para o jogo contra a Suíça, que o Brasil perdeu por 1 a 0, com gol contra de Daniel Alves.
Além dos amistosos com Austrália e Portugal, o Brasil tem jogos marcados contra Coreia do Sul e Gana ou Zâmbia, ainda a ser definido. Em novembro, a seleção disputará mais duas partidas nos Estados Unidos. Os rivais ainda não foram definidos, segundo a CBF.