A implantação do distrito industrial, em área próxima ao campus da Unesp, gera a primeira crise entre o executivo e um grupo de vereadores. Os representantes do legislativo pugnam para que três dezenas de industriais instalem suas empresas ali e, para isso, querem uma definição rápida do prefeito José Antonio Pedretti (PR). Argumentam que Junqueirópolis já fez excelente proposta para os empresários.
Ou vai ou racha
A multiplicação dos casos de dengue, em todo estado, está provocando a mobilização de vários legislativos. Num deles, através de alteração na lei municipal, um vereador propõe tolerância zero para os donos de lotes, tomados pelo mato. Atualmente, os proprietários infratores têm 30 dias para se adequar e mais 30 para recorrer. Ressaltou que as prefeituras têm autorização legal para contratar uma empresa que efetue a limpeza.
Pernas bambas
Este mês, deve se realizar o pleito para composição da diretoria da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap). O nome mais forte para a presidência é o de Ivo Santos, prefeito de Adamantina. Oficiosamente, comenta-se – que se a eleição fosse hoje – apenas 11 municípios teriam direito a voto, pois os 20 restantes estariam inadimplentes. Essa é a situação de momento da entidade que foi criada para defender os interesses da região.
Lazer remunerado
A aprazível Santos sedia, de hoje até sábado, o 57º Congresso Estadual dos Municípios (CMN). O governador Geraldo Alckmin e a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) prometem dar as caras no evento, recheado de palestras de ministros, representantes da Sabesp, CDHU, Procon, secretários estaduais e deputados federais. O encontro tem patrocínio do BB, CEF e Bradesco. O tema deste ano é “Municipalismo, união por novos tempos”, adianta o deputado tucano Celso Giglio, eterno presidente do CMN.
Amigos do rei
Elencando os mesmos argumentos de sempre, o governo federal prorrogou, até o fim do ano, a isenção do IPI para carros zerados. Um leitor, incomodado com o que chama de privilégios para as poderosas montadoras, pergunta por que não se toma medida idêntica com os remédios, favorecendo a população mais carente.
Motivo de comemoração
Ontem, a Polícia Rodoviária do estado informou que o número de acidentes com morte caiu 47%, nas rodovias sob sua abrangência, durante o feriado prolongado da Páscoa. Foram registradas 22 vítimas fatais contra 42 em 2012, no mesmo período. Por outro lado, a PF relatou que 94 motoristas foram detidos por embriaguez, 261% a mais que na Semana Santa de 2012.
Coelho da Páscoa
O São Paulo faz a alegria dos rivais. Domingo, perdeu de virada para o Corinthians. Apesar de líder do esdrúxulo Paulistão, o tricolor não conseguiu vencer um clássico tendo empatado com o Palmeiras e perdido para Santos e Corinthians. Só falta fracassar contra o modesto The Strongest da Bolívia e cair fora da Libertadores, ainda na 1ª fase.
Perdeu a graça
Ontem, o 1º de abril, celebrizado por ser o dia da mentira, passou despercebido. Por uma razão muito simples: sofre concorrência extremamente desleal. Na política, por exemplo, tanto senado como câmara federal são presididos por pessoas que possuem ficha nada limpoa. O presidente da comissão de Direitos Humanos, por sua vez, é acusado de racismo e de homofobia.