No começo da tarde de ontem, a secretaria da câmara já detalhava a pauta da reunião de segunda. Entre os projetos que vão para discussão única figura aquele que considera área urbana as terras de um imóvel rural. Outro trata da concessão de verbas para entidades sociais, sendo que o terceiro diz respeito a uma contribuição de R$ 485mil para a Empresa Municipal de Saúde. Para fechar, alteração na lei que dispõe sobre política municipal de assistência social, reformulando o Conselho Municipal.
Nova adesão
A chama atividade delegada que permite aos municípios pagar policiais por serviços prestados em seus horários de folga, seduz bombeiros de algumas regiões do estado. E avisam que pretendem participar do convênio entre as prefeituras e a secretaria estadual da Segurança. Argumentam que poderiam atuar em atendimentos de urgência e emergência, dando suporte em ambulâncias e no Serviço Móvel de Urgência (Samu).
O sol e a peneira
Ontem, o governador Geraldo Alckmin anunciou a abertura de processo seletivo de alunos de licenciatura para atuar no programa Residência Educacional. “É um novo modelo de estágio que pretende fortalecer a formação de professores pelas instituições de ensino superior. Com a denominação inspirada na residência médica, o programa prevê a atuação dos bolsistas em escolas consideradas de maior vulnerabilidade, nos aspectos socioeconômicos e de aprendizagem”, diz o tucano.
Excelente opção
Rodrigo Tessarini, operoso presidente da regional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), confirma que a entidade aluga as modernas e funcionais instalações da sede local para a realização de eventos de cunho familiar, social e cultural. Explica que a sede possui salão totalmente climatizado com capacidade para 200 pessoas, cadeiras e mesas para a realização de seu evento. Acrescenta que a localização é ótima e com facilidade para estacionamento de veículos.
O homem tem razão
“No Brasil, a simpatia tem valor supremo. Todo mundo quer ser simpático. No afã de sermos cordiais, toleramos o intolerável e aceitamos o inaceitável só para não criarmos caso e parecermos chatos. E também ficar omisso, querendo ser simpático, enquanto a qualidade de vida nas cidades se degrada. É como fechar a porta da cozinha para não ver a louça suja que temos que lavar”. (Alexandre Vidal Porto, escritor e diplomata)
Sábia decisão
Apesar de o ex-presidente Lula não acreditar, Aloizio Mercadante confirma que não quer ser o candidato petista ao governo do estado. Procurando evitar nova derrota (já tentou a prefeitura paulistana), ele deseja dar sequência a seu trabalho no ministério da Educação. E se tiver juízo, Elizeu Padilha, titular da Saúde, deve tomar a mesma providência. É mais fácil a Portuguesa ser campeã brasileira do que ele suceder Alckmin.
Defensores do povo
Anteontem, 24 horas após o Dia do Trabalho, deputados e senadores resolveram esticar um pouco mais a folga do feriado. Na sessão de quinta, a câmara dos deputados registrou a presença de apenas 23 dos 513 parlamentares. O número equivale a 4,5% do total de deputados federais do país. No Senado, apareceram cinco dos 81 senadores, ou seja, só 6%.
Pela porta dos fundos
Ao que parece, o zagueiro Lúcio resolveu rasgar seu currículo de campeão mundial e de outros títulos, conquistados em times da Europa. Pobre de recursos técnicos e de condição física insatisfatória, foi colocado na roda por atacantes do Penapolense e se complicou de vez ao ser expulso no jogo frente ao Atlético (MG). A virtual eliminação do São Paulo, na Libertadores, deve ser creditada a ele.