Atualmente, o ex-Padre Beto é uma das mais personagens mais requisitadas pelas emissoras de tevê e pelos jornais do país. A incrível exposição advém do fato de ter sido excomungado pela diocese de Bauru, em razão de seu posicionamento contra a posição conservadora da igreja (segundo ele) e por encampar temas como a bissexualidade, o amor entre pessoas do mesmo sexo e a fidelidade conjugal.
Do púlpito para a tribuna
Em face da excomunhão, Roberto Daniel sinaliza que está aberto para mudar de ramo e ingressar na política, de corpo e alma. Após receber proposta para concorrer a vereador, ele também foi cortejado para ser o candidato do PSDB à prefeitura de Bauru, no ano passado. Quatro anos antes, apoiou o empresário tucano Caio Coube que acabou derrotado por Rodrigo Agostinho, reeleito em 2012.
Ecumenismo eleitoral
Ainda no ano passado, Beto surpreendeu ao pedir votos para o líder umbandista Ricardo Barreira (PMDB), aspirante a vereador. No pleito de 2008, declarou ter votado no ferroviário Roque Ferreira, representante do PT, sigla que recebe críticas do ex-sacerdote. Mesmo assim, é padrinho de casamento da atual vice-prefeita Estela Almagro com o ex-vereador José Carlos Batata, expressivos membros do PT bauruense.
Em outra trincheira
Dia 16 deste mês, Beto pretende desembarcar em Brasília, para ingressar no PSOL com as bênçãos do deputado federal Jean Willys. O jornalista carioca ficou conhecido ao vencer o reality Big Brother Brasil, em 2005. Homossexual assumido, o parlamentar defende as políticas de direitos voltadas ao público LGBT . Se assinar a ficha de filiação, o ex-padre receberá a incumbência de reorganizar o PSOL de Bauru e ser o seu candidato a prefeito em 2016.
Repercussão doméstica
A excomunhão divide a população bauruense. Enquanto os jovens se mostram inconformados com a decisão da diocese, os mais conservadores pontuam que a decisão foi correta. Para ontem, estava programada uma passeata, idealizada pelo grupo “Eu apoio Padre Beto”, criado nas redes sociais e que conta, até agora, com cerca de 2 mil seguidores. Um cidadão, à margem do confronto, filosofa: “Bauru nunca mais será mesma, depois do Padre Beto”.
Banho de loja
Na visita que fez a esta folha, Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do estado (Fecomércio), prometeu construir um prédio novo nas atuais instalações da rua Messias Ferreira da Palma. Se concretizada a promessa, o trecho daquela via pública, entre Monte Castelo e Brasil, prosseguirá se modernizando, uma vez que ficará ao lado de um edifício em vias de acabamento e a poucos metros das remodeladas dependências de um supermercado.
Fechamento adiado
Ao que parece, gorou a intenção do governo tucano em desativar metade das bases da Polícia Rodoviária, no interior do estado, conforme o anunciado pelo comando da PM, no começo de abril. Quem brecou a iniciativa foi o secretário da Segurança, Fernando Grella Vieira que não justificou os motivos de a medida não ter sido implementada.
A preço de banana
Revoltado com o procedimento do zagueiro Lúcio que foi expulso no jogo decisivo contra o Atlético (MG), pela Libertadores da América, um irado torcedor do São Paulo colocou o jogador à venda no site Mercado Livre, especializado em compras on line. O internauta postou: “Zagueiro veterano. Vendo por um pacote de bala Juquinha aberto ou troco até pela sua sogra”.