Ontem de manhã, o promotor de Justiça, Rufino Galindo, vistoriou o Centro Olímpico, o estádio Írio Spinardi e o ginásio de esportes Dovilho Moura. Na oportunidade, a autoridade avaliou e aprovou as adequações e melhorias realizadas nas praças esportivas. Assim, o município está apto a promover, mais uma vez, aquela competição poliesportiva.
Assunto da hora
Em razão da competição regional, os estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes, supermercados e restaurantes) esperam aumentar o faturamento, nos próximos dias. Não será a mesma receita de antigamente, uma vez que os municípios participantes aperfeiçoaram a infra-estrutura das delegações, com o objetivo de minimizar os gastos.
Perguntar não ofende
Será que a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap) ou alguns prefeitos, de forma isolada, começaram a se mobilizar, no sentido de impedir que a manutenção e os ativos dos serviços da iluminação pública sejam transferidos aos municípios, a partir de 2014? Preocupados com a nova sangria, algumas administrações já começaram a recorrer ao poder judiciário contra a medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Sem amém
Alfredo Gioielli, advogado especializado na temática sobre energia elétrica, diz que está claro, na legislação federal, que se trata de competência exclusiva da União e que, por isso, não é de competência da Aneel obrigar os municípios a transferir ativos. As prefeituras de Marília e de Bauru já entraram na Justiça contra a decisão da Aneel. Espera-se que a mesma atitude seja tomada por estas bandas, pois a nova conta será repassada à sofrida população.
Exercício da paciência
Mais do que nunca, os motoristas devem ser cuidadosos na rodovia Ribeiro de Barros, no trecho que está passando por grandes readequações. Além de cinco paradas obrigatórias, a Polícia Rodoviária intensificou a fiscalização, reforçada com radares. Por isso, a velocidade máxima de 60 quilômetros horários deve ser observada, para preservação dos veículos e dos bolsos dos condutores mais apressadinhos.
Até para sair
A aposentadoria dos professores da rede estadual está demorando até mais de um ano, em razão do excesso de entraves burocráticos. Só depois de reunir toda a papelada necessária é que o pedido pode ser feito. Mesmo tendo completado o tempo necessário, o profissional tem que continuar na sala de aula, já que a aposentadoria não começa a contar do pedido do “benefício”, mas sim da publicação no Diário Oficial do estado.
A voz das ruas
Participantes de comissão geral realizada na câmara federal cobraram mudanças na política de transporte público do Brasil. Eles criticaram o fato de a maior parte dos recursos públicos ser investida para beneficiar o transporte privado e defenderam a aprovação da PEC que reconhece o transporte público como direito social.
Sobrou chiação
Comerciantes que montaram barracas na Expo de Araçatuba choram as pitangas. Os preços exagerados das bebidas e dos petiscos, mais o alto preço das bilheterias inibiram os freqüentadores. Por outro lado, a organização da exposição também foi alvo de críticas, em face das taxas cobradas. O aluguel do ponto saiu por R$ 16 mil, mais a comissão para os responsáveis pela tradicional feira.