O pesado e estigmatizado agosto findou-se ontem, apresentando como principais características as baixas temperaturas e a quase total ausência de chuvas. Com uma conotação totalmente diferente, começa o mês de setembro. Um período mais alegre, talvez em razão da proximidade da primavera e de um fato histórico marcante: a festa da Independência do país, comemorada no dia 7.
Ingrediente a mais
A independência do Brasil ganha relevo a partir de amanhã, nesta cidade. A câmara municipal programou sessão solene para enfatizar a data. E atrelou ao evento honras especiais a professores, alunos e demais pessoas ligadas à Unesp cujo campus completa 10 anos de vitoriosas atividades. A vinda da Universidade Paulista para a região e – especificamente para esta cidade – constitui-se na maior conquista educacional deste milênio que ainda engatinha.
Constelação
Quando a unidade local comemora sua primeira década, a assessoria de comunicação da Unesp informa que teve seus 105 cursos de graduação avaliados ‘estrelados’ pelo Guia do Estudante da editora Abril que passa a circular nas bancas, em meados de outubro. Nesta 22ª edição do guia, 40 cursos da Unesp receberam 5 estrelas; 53 obtiveram 4 estrelas e 12 foram contemplados com 3.
Quase zerado
A última semana de agosto foi marcada por baixas temperaturas, não só por aqui como também em outros setores do estado. Tendo como agravante a falta de chuvas, a situação da zona rural é quase caótica. Além dos prejuízos com a perda de colheitas, a agropecuária teme que o fogo acabe com o pouco do verde que sobrou. A preocupação é tamanha que várias cidades programaram ações de conscientização para inibir as temíveis queimadas, tão frequentes no período.
Por ora…
A Justiça suspendeu, em liminar, os efeitos das leis municipais de setembro do ano passado que reajustaram o salário da prefeita e do vice de Nova Independência em 113% e 233,5%, respectivamente. A prefeita Neusa Joanini (PSDB) recebe salário de R$ 18,6 mil mensais, o maior pago na região, enquanto a vice Edileuza da Cruz da Silva (PSD) embolsa R$ 11,6 mil. Também suspenso o reajuste de 83% concedidos aos vereadores.
Vai dar o que falar
Após a câmara federal manter o mandato de um condenado a 13 anos de prisão, o vereador Cristiano Salmeirão (PPS) apresentou, no legislativo de Birigui, projeto que prevê a redução de 17 para 11 o número de parlamentares, na casa. Se a diminuição for aprovada, aquele total vale a partir de 2017, quando se inicia o próximo mandato. Salmeirão explica que decidiu propor a redução porque, em seu entendimento, passados oito meses do início da atual legislatura, o aumento na quantidade de parlamentares não produziu os efeitos desejados, além de gerar aumento nos gastos.
Na prefeitura
Segunda, às 14 horas, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ricardo Madalena, encontra-se com o prefeito Pedretti. Na oportunidade, assina ordem de início de serviços dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção da BR-374/SP que prolonga a rodovia Castello Branco, encurtando assim a distância entre esta região e a capital.
Mau cheiro no ar
Embora a própria emissora tenha informado que as manifestações de protesto, sexta-feira à noite na capital, foram pacíficas, por volta de 200 pessoas atiraram fezes humanas e esterco no logotipo da rede Globo, situada na avenida Luiz Carlos Berrini.