Caras amarrotadas e mal-humoradas. Assim, algumas pessoas se apresentavam ontem, no primeiro dia efetivo de vigência do modismo intitulado horário de verão. Domingo, hiato semanal dedicado ao ócio, não surgiram maiores reclamações daqueles que se dizem prejudicados em seus afazeres e sem conseguir, ainda, acertar os ponteiros do relógio biológico.
Tem sentido
Um assinante alinhava mais uma justificativa para condenar a medida que dura quatro meses. Diz que aludido horário tem a finalidade de economizar energia, mas quase coincide com os festejos de fim de ano, época em que mais se acendem as luzes. Por isso, percebe-se por todos os lados os enfeites com centenas ou dezenas de lâmpadas, nos prédios públicos, nas praças e nas residências.
Poluição sonora
Diversas câmaras municipais estudam a elaboração de projeto que coíba exemplarmente aqueles que ligam seus aparelhos com som exagerado. Alguns vereadores preconizam medida bastante ampla, alcançando aparelhos produtores ou amplificadores, receptores de rádio, televisões, telões e instrumentos de qualquer natureza, utilizados em anúncios ou propagandas. Como nada é perfeito, exceção para carros de som, no período eleitoral.
Raposa velha
Sábado, na histórica Tatuí, o peemedebista Michel Temer, vice-presidente da República, lançou a candidatura do empresário Paulo Skaf ao governo do estado. Temer sabe que o narigudo companheiro não tem muitas chances, mas o objetivo da cúpula do PMDB é tirar votos do tucano Geraldo Alckmin. E aumentar as chances do ministro Alexandre Padilha, poste número dois de Lula, sentar no trono do Palácio dos Bandeirantes.
Os caros leitores
Na coluna de domingo (20), ao reproduzir notícia da extinta Tribuna do Povo, sobre o incêndio do Cine Alvorada, a coluna detalhou que o filme que inaugurou a casa de espetáculos foi a comédia Deu a louca no mundo. Ambrósio Possari, ex-delegado seccional de Dracena, relembra que veio de Panorama – em companhia da esposa Alda e de um casal de amigos – com a finalidade de acompanhar a inauguração do cinema e ver a afamada película.
Para não esquecer
Em correio eletrônico, enviado à coluna, Possari ressalta: Depois daquela comédia nunca mais assisti a outra tão engraçada que me fizesse rir compulsivamente. Ela era realmente daquelas que a gente ‘desopilava o fígado’. Na época, morava em Panorama e eu, minha esposa e um casal amigo viemos a Dracena ver o filme. A esposa do meu amigo Oldemar Camargo (já falecidos) estava grávida e ela ria tanto que precisou ficar de costas para a tela, pois temia que pudesse abortar. Tenho muita saudade daquela época”.
Aumentando o efetivo
Abriram-se, ontem, as inscrições do concurso para soldados de 2ª classe da PM de São Paulo. O prazo se encerra às 16h de 22 de novembro, com oferta de duas mil vagas. A oportunidade é para soldados de 2ª classe que vão reforçar a segurança nas ruas da capital.  Os interessados devem ter ensino médio concluído, mínimo de 18 e máximo 30 anos.
Heróis da resistência
Mesmo privado do brucutu Denílson e do limitado Maicon, expulsos com muita justiça por um apitador que não leva desaforo para casa, o São Paulo derrotou o Bahia e quebrou um jejum de 42 anos sem triunfos, no estádio da Fonte Nova, em Salvador. Sem bairrismo, o jovem Rodrigo Caio fez muita falta ao tricolor que, aos poucos, vai afastando o fantasma da queda para a Segundona.