Como se previa, a reunião camarária de segunda-feira (11) fugiu aos padrões tradicionais e foi marcada pelas manifestações de universitários contra o posicionamento de um vereador da casa. Sem entrar no mérito do embate, é bom ressaltar que o protesto foi pacífico e com oportunidade do representante da casa apresentar os motivos de seu posicionamento.
Problema crônico
Durante o encontro do legislativo, o volume de indicações e requerimentos dos edis não apresentou o volume costumeiro. Mesmo assim, dá para se perceber que os membros da casa de leis continuam apresentando pedidos de recapeamento e de operações tapa-buracos. Como as eleições estaduais estão próximas, convém que a administração municipal pressione os candidatos a governador e à assembleia legislativa, em busca de verbas.
A semana acabou
Uma quinta com aparência de sábado. Em razão do feriado de 15 de novembro, comércio e indústria cerram suas portas nesta sexta. O funcionalismo público aproveita para a construção de mais uma ponte, só voltando às atividades na segunda. Mas já tem gente reclamando que 8 de dezembro, data consagrada aos festejos de aniversário do município, cai em pleno domingo.
Contagem regressiva
Estão previstas para domingo, as provas do concurso de preenchimento de cargos, no ensino médio estadual. A luta dos candidatos começa de manhã com a prova pedagógica. O período da tarde fica reservado para a avaliação específica. Quem não lograr êxito desta feita, terá nova chance, pois Mato Grosso do Sul também anuncia processo seletivo para preenchimento de mais de 2 mil vagas, no começo de 2014.
Prevenir é bom
Através de comunicado em seu portal na internet, a Apeoesp informa que sua sede central e as subse­des estarão de plantão, no final de semana do concurso, para orientações e encaminhamentos jurídicos de situações específicas. Confirmou, ainda, que serão disponibilizados os formulários para recursos nas subsedes e no site daquele sindicato de classe.
A hora é agora
Ontem, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a defender que todos os condenados a penas de prisão no processo do “mensalão” comecem a cumprir suas punições, mesmo aqueles que ainda têm direito aos embargos infringentes, recursos que só serão julgados no ano que vem. Marco Aurélio já havia defendido aquela posição, em setembro passado.
Foi fundo
Terça-feira, o papa Francisco surpreendeu o mundo, ao afirmar que os corruptos deveriam ser atirados ao mar. Houve que se dissesse assustado com a manifestação dura do Sumo Pontífice. Aqui na terrinha, um conhecido nosso afirmou que se a medida for adotada contra os políticos de Brasília e contra os funcionários da prefeitura paulistana, envolvidos em gigantescas maracutaias, o oceano Atlântico não será suficiente.
Sinceridade é tudo
Numa cidadezinha do interior de Minas, dois frequentadores de um boteco conversavam sobre a iminente conquista do título brasileiro, por parte do Cruzeiro. Um deles, sabendo que o companheiro torcia por aquela agremiação, perguntou: – E aí, alegre com o feito? O outro, sem o entusiasmo esperado, respondeu: – Prá dizer a verdade verdadeira, eu preferia um queijo!

andreo@portalregional.net.br