Sexta-feira, em pleito caracterizado pelo elevado número de abstenções, o vereador Pedro Gonçalves Vieira foi escolhido para suceder Edivaldo Novais, na presidência do sindicato dos servidores municipais. O processo, como se esperava, não foi muito tranqüilo, principalmente no período da manhã. O triunfo de Pedro Trabuco marca o continuísmo na entidade, já que ele representou o grupo que detém o poder, há vários anos.
Não fica assim
Os dois candidatos derrotados sinalizaram que não vão aceitar o resultado das eleições, pacificamente. Inclusive acenam com a possibilidade de recorrer à Justiça. Antes da votação de anteontem, eles já haviam solicitado a impugnação da chapa vencedora, pedido não aceito pela comissão eleitoral, razão pela qual se verificaram alguns distúrbios.
Menor que uma pizza
O índice de reajuste para os benefícios do INSS – com valor acima do salário mínimo – será de 5,56%. Ainda inferior ao que era aguardado pelos beneficiados (?). Os dados foram atualizados pelo INPC de 2013, medido pelo IBGE. O teto da Previdência Social para 2014 é de R$ 4.390,24. Portaria conjunta dos ministérios da Fazenda e da Previdência Social regulamenta aquele reajuste, semana que vem.
Imperdível
O responsável por este canto de página está convidado para o lançamento do livro “Alô, alô, ouvintes: uma história do rádio de Bauru”, escrito pelo historiador João Francisco Tidei Lima, professor aposentado da Unesp de Assis. Muitos mestres de história daqui e da região o conhecem, pois foram seus alunos na Faculdade de Filosofia de Tupã, nos anos 1970. A obra será apresentada terça-feira, às 19 horas pela editora Jalovi, naquela cidade.
Tema palpitante
Falando à coluna, João Francisco afirma que a obra é um convite para aprender história e entender as principais mudanças, numa época ‘fervorosa’ que atravessou o país, entre as décadas de 40 a 70. Um dos enfoques da publicação diz respeito à relação e às conseqüências para o rádio no período em que o Brasil viveu os chamados ‘anos de chumbo’ da ditadura militar. “Engana-se quem pensa que os veículos de comunicação do interior não sofreram a mesma censura dos das capitais”, salienta o autor.
O autor
Natural de Garça, o são-paulino João Francisco é formado pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru. Pós-graduado pela Universidade de São Paulo, possui especialização no Institut Européen de Hautes Études Internationales da Universidade de Nice, da França. Lecionou na Unesp, unidades de Assis e de Bauru.
Nome carismático
O goleiro Getúlio Vargas é a principal novidade do Madureira que vai disputar o campeonato carioca. O clube de subúrbio completa 100 anos de vida e aposta na experiência do atleta revelado pelo Flamengo, em 2004. Assim como o ex-presidente da República, Vargas é chegado à política. Em um de seus últimos clubes, vestia uma camisa com a estampa de Che Guevara.
Motivo de festa
A grande massa torcedora da Portuguesa está em estado de graça, após um advogado ter conseguido liminar na Justiça, reintegrando a esquadra rubro-verde à série A do Brasileirão. A alegria é tão grande que os adeptos da Lusa lotaram duas kombis para desfilar pela avenida Paulista.
andreo@portalregional.net.br