Segundo um velho costume brasileiro, 2014 acabou ontem. De segunda-feira (22) até o primeiro dia útil de janeiro de 2015, somente serão desenvolvidas as atividades essenciais e emergenciais. Repartições públicas dos três setores montarão expedientes ‘meia-boca’ e, até mesmo, o Poupatempo ganha horário especial. É bom que todos relaxem devidamente, porque logo vem o carnaval.

Limpou o cofre
O prefeito José Antonio Pedretti (PR) informa que recebeu o presidente do sindicato dos servidores públicos municipais, Edivaldo Caetano de Souza, para informá-lo de que,
mesmo com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), conseguiu honrar a folha de pagamento dos servidores relativa a dezembro, saldar os compromissos com fornecedores, pagar a segunda parcela do 13º terceiro salário e ainda conceder abono salarial no valor de R$ 200 aos funcionários.

Vale ou não vale?
No tópico anterior, a coluna fez uma síntese de informação veiculada pela assessoria de comunicação da prefeitura. Por volta de 15h42 de ontem, a mesma fonte informava que a matéria continha informações desatualizadas e seria refeita. Até o fechamento deste espaço, às 17h45, não foi passada a retificação.

Responsabilidade redobrada
Ontem, esta folha destacou a efetivação de mais um pleito para composição da diretoria da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap). Na ótica de um experiente político da terra, o sucessor de Ivo Santos terá missão árdua em função da situação político-econômica do país. O primeiro desafio será o repasse da iluminação pública das concessionárias para os municípios.

Indústria da multa
Segunda-feira, entram em operação mais cinco radares, nas combalidas rodovias da região. Na área deste município, será implantado um deles, no quilômetro 646 da Comandante Ribeiro de Barros. Ainda foram agraciadas as estradas Homero Severo Lins (altura de João Ramalho), Assis Cateaubriand (em Rinópolis) e Euclydes de Oliveira Figueiredo (Presidente Venceslau e Mirante do Paranapanema). Um presentão de natal do governo tucano a seus contribuintes.

E vem mais por aí
Os proprietários de veículos registrados no estado de São Paulo podem consultar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 em toda a rede bancária autorizada, a partir de segunda-feira. A consulta deve ser realizada nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando o número do Renavam do veículo.

Tempos bicudos
As usinas sucroalcooleiras do centro-sul do país devem fechar o ano com 567 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, o que representa queda superior a 5% sobre o volume registrado, no ano passado. A estimativa partiu da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Única). De acordo com a entidade, o setor foi afetado pela estiagem que castigou – principalmente – as lavouras de São Paulo e de Minas Gerais. Com a redução da moagem, indústria e produtores rurais contabilizam prejuízo de R$ 3 bilhões.

Ficaram para “recuperação”
Os cursos de medicina das universidades paulistas Castello Branco (Fernandópolis) e Metropolitana (Santos) estão incluídos numa lista de 27 escolas com desempenho considerado insuficiente, no país. Os dados partiram do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador da qualidade de cursos do ministério da Educação. Para a avaliação, leva-se em conta o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.