Nem bem iniciado o ano, os brasileiros já sentem na pele os rigores do pagamento de impostos junto aos governos municipais, estaduais e federal. A farra arrecadatória começa com o recolhimento integral ou parcelado do IPVA, criado sob a enganosa justificativa de manter em boas condições as indigentes rodovias do país. Depois virão ITU, IPTU e Imposto de Renda que competirão com os preços abusivos do material escolar, exigido para o ano letivo. Confortavelmente instalados em seus gabinetes refrigerados, os políticos ignoram, olimpicamente, o assalto ao bolso do trabalhador.

Em busca de alternativas
Como estava programado, representantes de três Santas Casas e membros ligados às secretarias da Saúde da microrregião reuniram-se ontem de manhã, para encontrar meios de estancar a defasagem de médicos especialistas nos hospitais. O encontro também serviu para debates a respeito das dívidas que assustam provedores das Santas Casas do país, em razão da falta de repasses de recursos, por parte do governo federal.

População amedrontada
O verão, iniciado na segunda quinzena de dezembro, tem se caracterizado por vendavais, alguns de alta intensidade. A volúpia dos ventos escancara um sério problema: a frequente queda de árvores em todo o estado, durante as tempestades. O saldo é desanimador: casas atingidas, veículos danificados e seres humanos ameaçados, quando são pegos de surpresa nas vias públicas urbanas. Sem perda de tempo, as municipalidades deveriam se reunir com autoridades da Defesa Civil, com o objetivo de minimizar os efeitos das fortes chuvas, acompanhadas de ventos que, muitas vezes, superam 80 quilômetros por hora.

Competindo com a Venezuela
Nesta época de vendavais, tem aflorado outro problema: a queda frequente de energia. Em alguns casos, o ‘apagão’ se prolonga por horas. O fenômeno não se restringe à concessionária regional, estendendo-se à Eletropaulo, à CPFL e a outras menos votadas. No bairro Alto da Boa Vista, na capital, o blecaute se alongou por nove horas na terça (6) e por vinte na quarta (7). Será que as empresas vão descontar os períodos de falta de energia, em seus boletos de cobrança?

Disparos na calada da noite
A pequena Getulina, cidade de origem do professor Oracy Schuindt e do dentista José Roberto Vieira, ganhou incômodo destaque. Na madrugada de sábado para domingo, o prefeito Fábio Augusto Álvares (PMDB) foi alvo de um atentado. Seis tiros atingiram o blindex de sua residência, sem provocar vítimas. Álvares contou à polícia que havia recebido ameaças, mas não revelou o nome do autor.

Soa como gozação
Ontem, 20 mil integrantes da associação internacional dos jogadores e a Fifa montaram a seleção ideal de 2014. O anúncio gerou até mal estar, porque o miolo de zaga é formado por David Luiz e Thiago Silva, principais responsáveis pelos 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil na Copa. O time dos sonhos (sic) é formado por Neuer, Sérgio Ramos, David, Thiago e Lahm. Kroos, Iniesta e Di María. Robben, Messi e Cristiano Ronaldo.
O técnico é o germânico Joachim Low e Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo pela terceira vez.

Boca no trombone
Membros do movimento Brasil Verdade bolaram a seguinte mensagem, na internet: “No Brasil, é mais fácil ser punido por andar de carro com um extintor de incêndio vencido do que por desviar 20 bilhões da Petrobras”.

Fim de um mito
Símbolo sexual dos anos 1960, a atriz sueca Anita Ekberg faleceu aos 83 anos. Apesar de ter sido a estrela do antológico filme “Doce Vida”, do italiano Federico Fellini, morreu pobre e esquecida. É dela a frase: ‘A coisa mais importante para um bom casamento é aprender a discutir pacificamente’.