Confirmando-se as previsões do instituto Climatempo, os moradores da terrinha conviverão com um “calor senegalesco”, ao longo desta terça-feira. O filamento de mercúrio deve alcançar 38º, recuando para 37º amanhã. Existe a expectativa de uma chuva de oito milímetros hoje e de 22mm na quarta, fazendo baixar a temperatura em todo o estado. Pero no mucho…
As causas do calorão
Segundo o integrante do Instituto de Pesquisas Metrológicas (IPMEt), Thiago Guerreiro Ferreira, o principal motivo de temperaturas tão elevadas é uma massa de ar quente seca que atinge todo o estado de São Paulo. Ela tem inibido a formação de chuva. Ainda de acordo com o meteorologista, a sensação térmica é ainda superior, mas não há como ser calculada, pois há muitos fatores variáreis.
Tragédias anunciadas
A privatização a preço de banana, levada a efeito pelos governos dos tucanos e dos companheiros, continua produzindo efeitos funestos. Ontem, por exemplo, um “apagão” gerou consequências funestas para municípios de pelo menos cinco estados, São Paulo entre eles. Faltou energia na capital, Campinas, Santos, Jundiaí, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Guarapari (ES) e Londrina (PR). Desnecessário enumerar os prejuízos causados pela pane que se estendeu por bom tempo.
Vai ficar bem salgado
Com as mudanças na carga horária das aulas práticas, determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o valor da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve aumentar nas autoescolas. A resolução 493/14, em vigor em junho de 2014, afirma que – para obter a carteira – candidatos da categoria B (apenas carros) devem realizar 25 horas/aula nas autoescolas, sendo 20% delas no período noturno. Antes eram 20h.
E tem mais
Além do aumento na carga horária, o texto ainda prevê o uso de simuladores à noite, cabendo às autoescolas e aos alunos escolherem usá-los. Para obter também a categoria A (moto), os alunos deverão fazer, no mínimo, 15 horas/aula, sendo três delas à noite. Quem quiser acrescentar a categoria B, terá de cumprir 20 horas/aula, sendo 4 delas noturnas.
Unanimidade nacional
As companhias aéreas não conseguem agradar os passageiros, em todo o estado. Usuários de Presidente Prudente, de Marília e de Bauru execram a Gol que reduziu o número de voos e só desce no aeroporto de Cumbica, encarecendo os custos e aumentando o tempo de percurso. Agora é São José do Rio Preto que abre suas baterias contra a TAM. As críticas são contundentes, em razão do atraso sistemático dos voos e o extravio constante das bagagens.
Tribuna livre
“Semana passada, a condoída presidenta da República procurou interferir para que a Indonésia não executasse o brasileiro que ingressou naquele país com 14 quilos de cocaína, afrontando as leis locais. Enquanto ela pedia a libertação de um bandido, por estas bandas, um delegado foi executado a tiros diante de sua própria casa e uma criança morre no fogo cruzado de policiais e traficantes de drogas”. (De um assinante desta folha)
Quem não tem padrinho
Por quantia modesta, o São Paulo negociou o utilíssimo atacante Osvado que nunca gozou da simpatia do treinador Muricy Ramalho. Enquanto Osvaldo se vai, o torcedor tricolor aguentando AlvaroPereyra, Maicon, Reinaldo, Pato e Rogério Ceni, também conhecido como Sarney do Morumbi,