Meu ex-aluno Manoel Pereira dos Santos, prefeito de São João do Pau d’Alho, deve estar muito satisfeito com estatística, divulgada pela secretaria estadual de Segurança Pública. De acordo com o levantamento, Pau d’Alho está entre os 22 municípios que não registram homicídios, desde 2001. Vizinha bastante próxima, Nova Guataporanga também integra a seleta lista. Ainda são citadas Ribeirão dos Índios (perto de Santo Anastácio) e Pracinha (região de Lucélia).
Menção honrosa
A secretaria da Segurança assinala, ainda, que há comunidades que ficam mais de um mês sem o registro de qualquer ocorrência policial, caso de Santa Salete, na região de São José do Rio Preto. Lá, ao longo de 2014, contabilizam-se apenas 11 furtos – um de veículo. Borá, famosa por ser a de menor população do estado, teve apenas 13 ocorrências (10 lesões corporais e três furtos), no mesmo período.
Pontapé inicial
Ontem à tarde, caso não tenha surgido problema de última hora, Francisco Rossi (PR) presidiu a primeira sessão extraordinária da câmara, no ano. Para discussão e votação de dois projetos de lei complementares, oriundos do poder executivo. O primeiro trata da alteração de referência para adequar a tabela da prefeitura ao salário mínimo vigente no Brasil e o segundo sobre o piso salarial dos agentes comunitários da Saúde, do controle de vetores e de zoonoses.
É muito pouco
De acordo com a meteorologia, a última semana do quentíssimo janeiro será pobre em matéria de chuva, nesta cidade. O instituto Climatempo acena com apenas 28 milímetros, entre hoje e quinta-feira, em razão de pancadas, nos períodos da tarde e da noite. Em compensação, as temperaturas permanecerão elevadas com máxima de 35º e mínima de 24º.
Radiografia do calote
As regiões sudeste e centro-oeste apresentaram, em dezembro de 2014, os maiores crescimentos na quantidade de pessoas com dívidas em atraso no país, em relação a dezembro de 2013. Os aumentos foram de 5,41% e de 5,03%, respectivamente, bem acima da média nacional divulgada na semana passada, de 3,45%. O dado é do indicador regional de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Na outra ponta, o nordeste registrou crescimento inferior à média do país: de 1,70%. Norte e sul assinalaram, respectivamente, altas de 3,66% e 3,58%.
À espera de outro milagre da Santa
Representantes de associações e de federações de aposentados e pensionistas reuniram-se domingo, em Aparecida, no Vale do Paraíba. Cobraram mobilização e “luta na rua” para pressionar o governo a atender suas reivindicações.O dia de comemoração começou com uma bênção durante uma missa em que foi lida a “Carta de Aparecida”. No documento, pedem que “os governantes tratem os aposentados, pensionistas, idosos e toda a população com justiça”.
Pediram água
Um grupo de aproximadamente 15 pessoas fez um protesto na manhã de ontem, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. A manifestação foi organizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) e chegou a bloquear parte da avenida Morumbi, na zona oeste de São Paulo. Os participantes exigem medidas urgentes para solucionar a crise hídrica que assola a capital.
Sem plano B
O técnico Muricy Ramalho recebeu alta do hospital São Luiz em que ficou cinco dias internado, em razão da diverticulite. Prometeu comandar os treinamentos do tricolor, a partir de hoje. Caso ele tenha acompanhado as partidas contra o Vasco e o Flamengo e tenha percebido as besteiras de seus zagueiros e laterais, volta rapidinho para seu apartamento, no hospital. Principalmente, se continuar escalando Lucão e Edson Cabeção.