Excetuando-se a nomeação da nova cúpula da Petrobras e o recrudescimento das crises hídrica e energética, a evolução da epidemia da dengue assusta cada vez mais e também se torna assunto obrigatório da imprensa nacional. Os casos se multiplicam em progressão geométrica e só um forte trabalho em conjunto, envolvendo as administrações municipais e população, conseguirá brecar a doença. Além da conscientização, há que punir (com severidade) aqueles que teimam em não adotar as diretrizes das inúmeras campanhas.
Dividindo a culpa
Há dias, este diário realiza uma enquete, angariando opiniões dos leitores sobre o aumento da doença, no município. Dos 146 assinantes que se manifestaram sobre o assunto, 59,59% acusam a população de não tomar as devidas precauções. Para 40,41%,
a prefeitura não cumpre sua parte com respeito à limpeza de áreas públicas e terrenos baldios.
Efeito cascata
A falta de chuvas derruba a produção agrícola de várias regiões de São Paulo e de Minas Gerais. Milho, soja, café e laranja se alinham entre as culturas mais atingidas. Um dos setores mais afetados é o poderoso Triângulo Mineiro. Em Uberaba, principal produtor mineiro de milho, aquele grão teve quebra de 30%, obrigando a prefeitura a declarar estado de emergência, por causa da seca.
A batalha dos arquirrivais
Palmeiras e Corinthians fazem, esta tarde, o primeiro clássico do Paulistão. O chamado Derby já rendeu muitas histórias e estórias. Na final do campeonato de 1954, só encerrado em6 de fevereiro de 1955, o Palmeiras entrou em campo com camisas azuis, em função de um boato relacionado a ‘macumba’. O jogo acabou 1 a 1 e proporcionou o título ao Corinthians (o último antes da série de 23 anos do jejum de conquistas). O Palmeiras aposentou as camisas azuis naquele dia mesmo.
Para fugir da fila
A final do campeonato paulista de 1974 foi a grande chance de o Corinthians acabar com a falta de títulos que já durava 20 anos. Alguns jornalistas garantem que Ademir da Guia teria cumprimentado Rivelino, pela conquista do título antes do jogo, uma vez que após a partida seria impossível encontrá-lo devido a possível invasão em campo dos torcedores corintianos. O resultado final foi 1 a 0 para o Palmeiras, gol do mineiro Ronaldo. Os sinais da TV Tupi ainda eram fracos na terrinha, mas suficientes para acompanhar a decisão, na casa do professor Antonio Leopoldo César onde também estavam os mestres Waldir Lino dos Santos e Wilson Garbelotti. Por sinal, todos eram são-paulinos.
Do gramado…
Nos anos 1950, o Grêmio Esportivo Renner, formado por funcionários da empresa do mesmo nome, surpreendeu o Rio Grande do Sul ao faturar o campeonato estadual. Na oportunidade, quebrou a hegemonia Gre-Nal, principais agremiações gaúchas. No time pontificava a figura do atacante Breno Higino de Melo, posteriormente negociado com o Fluminense do Rio de Janeiro…
… para as telas
Em 1957 ou 1958, Breno (mulato alto, pinta de galã) foi convidado pelo cineasta francês Marcel Camus a desempenhar o papel principal do filme Orfeu da Conceição, projetado a partir da adaptação de um texto do poeta Vinícius de Moraes, focando favelados do Rio
Orfeu do Carnaval foi vencedor da Palma de Ouro do festival de Cannes de 1959, e ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1960, nos Estados Unidos. Nascido em 1931, Breno veio a falecer em 2008.