Amanhã, a prefeitura realiza concurso para preenchimento de várias vagas de seu quadro. Como tem se registrado no restante do estado, não houve inscrição de médicos especialistas nas áreas de pediatria, oftalmologia, geriatria e cardiologia. Numa evidência de que falta interesse em pertencer à rede municipal de Saúde, apenas um ortopedista e três clínicos gerais se inscreveram. É inevitável o questionamento: o salário não atrai ou o profissional sente que não existe a infraestrutura necessária para o desempenho de suas funções?
Assunto puxa assunto
Num momento em que as prefeituras encontram sérias dificuldades para repor profissionais na área de Saúde, os casos de dengue crescem em progressão geométrica. Nesta comunidade, apesar das providências para eliminar os focos do mosquito transmissor, as autoridades sanitárias contabilizaram quase cem infectados pela doença, só esta semana. É muito provável que, até o fim do mês, o número passe de mil, em 2015.
O ranking da epidemia
De acordo com levantamento do portal UOL, 91 dos 645 municípios do estado vivem uma epidemia da dengue. No indigesto primeiro lugar figura Guararapes, região de Araçatuba, com seis mortes e um caso a cada 15 habitantes. Seguem-se Florínea (próxima de Assis), Santa Rita do Passa Quatro (perto de Ribeirão Preto) e Estrela d’Oeste (quase vizinha de Fernandópolis). Em comunidades com mais de 100 mil habitantes, Catanduva apresenta a situação mais crítica.
Perdas irreparáveis
A sexta-feira 13, odiada pelos supersticiosos, ficará para sempre marcada para duas famílias da região. Após lutar com uma força incomum com problemas renais, o comerciante local Luiz Henrique Sitta veio a falecer em hospital de Presidente Prudente. Bem longe daqui, no Albert Einstein, na capital, o professor e cantor Osvaldo Manoel Honório Magalhães não resistiu a um transplante do coração e fez a cidade de Monte Castelo se vestir de preto.
Não passaram em branco
Sitta não se fechou em seu problema e ganhou forças para presidir a Associação de Pacientes Renais Crônicos de Dracena que busca maneiras de minimizar o sofrimento das pessoas com a mesma doença. Vadão dignificou sua passagem pelo magistério, emocionou muita gente como cantor de músicas românticas e se notabilizou pelo amor que devotava a seus familiares. Grandes exemplos de tenacidade e de servir ao próximo!
Chiação controlada
Os protestos contra o governo federal começaram logo de manhã e só terminaram na noite de ontem, num aperitivo das manifestações que tendem a ser bem mais pesadas, amanhã à tarde. Até por volta de 16 horas, CUT, MST e movimentos sociais faziam cobranças, mas rebatiam pedidos de impeachment da presidenta Dilma Roussef (PT). Nas ações, desenroladas em 12 estados, preponderou a “defesa” da Petrobras. As medidas provisórias que alteram as regras para obtenção de benefícios trabalhistas também foram condenadas pelos participantes.
O seu, o meu, o nosso
Um leitor envia cópia da página financeira do jornal boliviano La Razón, edição do dia 1º de fevereiro passado. Bem no alto, com grande destaque, o título é: “Petrobras invierte (investe) Sus 1MM (um milhão de dólares) em 15 proyectos sociales. La petrolera benefició a 2.850 familias del sur de Bolivia”. Existe a necessidade de acrescentar mais alguma coisa?
Renove o estoque
Após os reajustes dos combustíveis e da conta de luz, os brasileiros e as brasileiras tem duas semanas para reforçar o arsenal de medicamentos. O aumento dos remédios está previsto para 1º de abril. A fonte garante que não se trata de mentira.