Calcula-se que por volta de 1.500 pessoas participaram das manifestações de protesto contra o governo federal e os políticos, nas ruas desta cidade. Anteontem à tarde, adultos e crianças misturaram-se no movimento pacífico que teve seu epílogo na praça Arthur Pagnozzi. Apesar de ser direcionado à presidenta Dilma Roussef e aos indivíduos que solaparam a Petrobras, sobrou até mesmo para a administração municipal, como evidenciou uma faixa carregada por presentes ao ato.

Deve repercutir
De acordo com a ordem do dia, os vereadores locais discutiriam e votariam seis projetos, na reunião de ontem. Um deles, da lavra do próprio legislativo, proporia revisão anual de 7,68% e 2,32% de ganho real aos servidores da Casa, totalizando 10%. Se aprovada a matéria, muito coerente – por sinal, tende a criar uma saia justa entre o executivo e o sindicato dos servidores. A prefeitura oferece aumento que a entidade classista rechaça.

Matéria da hora
Também figurava, na ordem do dia da sessão camarária, projeto que previa “a revisão geral anual ao subsídio dos vereadores, com reposição salarial de 7,68%, a partir deste mês”. Providência idêntica tem gerado severas críticas em outras comunidades do estado, sob argumentação de que aludido reajuste aos parlamentares é inoportuno no momento em que o país atravessa grave crise no setor econômico.

Com moderação
Depois de amanhã, os católicos reverenciam São José, padroeiro das águas, dos trabalhadores e do município de Panorama. Em razão das generosas chuvas do começo do ano, os fieis do santo não devem mandar rezar novenas, nos próximos dias. Como domingo (22) é o dia mundial da água, a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente programou uma série de eventos que começou ontem, com exibição de um documentário na escola Luiza Rossa Ribeiro.

Costas largas
O Ministério Público Federal fez novas denúncias, dentro da operação Lava Jato. Entre os citados, figura João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Também foram denunciados Renato Duque (ex-diretor da Petrobras), empresário Alcir Assad e Lucélio Roberto Góes. Os três últimos estão presos, enquanto Vaccari continua livre para aprontar.

É muito pouco
O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou o ex-candidato do PRTB à presidência da República Levy Fidelix, ao pagamento de R$ 1 milhão, em indenização por danos morais a movimentos ligados à população LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). A decisão foi tomada com base em declarações feitas durante debate da rede Record em setembro do ano passado, quando o bizarro e preconceituoso indivíduo usou expressões como “dois iguais não fazem filho” e “aparelho excretor não reproduz” ao se referir a casais homossexuais.

Sobrevivente desabafa
“Fui comerciante, já fiz de tudo na vida. Não melhorou nada. Está cada vez pior. Se for analisar, pela inflação, minha aposentadoria é minúscula. É mais ou menos um terço do que eu ganhava, quando estava trabalhando”. (Carlos Nascimento, 72 anos, no protesto contra Dilma)

Os reis do continente
E acabou acontecendo o que se supunha improvável: o Bauru Basquete sagrou-se campeão da Copa das Américas. No denominado “Final Four”, derrotou o Peñarol da Argentina e o Montoneros do México, após campanha invicta na etapa classificatória. Do segundo semestre de 2014 até a metade deste mês, os bauruenses faturaram os Jogos Abertos do Interior, o campeonato paulista, a Liga Sul-Americana e a Liga das Américas.