Ontem de manhã, a assessoria de comunicação do sindicato dos servidores municipais informou que enviaria documento ao presidente do legislativo, Francisco Rossi, desaprovando a atitude dos vereadores “que criaram novamente, com outra nomenclatura, três cargos de confiança que haviam sido exonerados pelo ex-presidente Moises Antônio de Lima em 2014 por determinação do Tribunal de Contas do Estado ”. A entidade classista também promete procurar o TCE.
Para caminhoneiro ver
Em decisão inédita, o magistério estadual pode ratificar, em assembleia geral marcada para amanhã, medida sugerida em reunião de quinta-feira passada: o bloqueio de algumas rodovias. Quinta (9), caso a decisão seja aprovada, devem ser interditados trechos da Castello Branco e da Marechal Rondon. Sexta (10) às 14h, novo ato de protesto – seguido de assembleia, diante do Palácio do Governo, na capital.
Via crucis
Ao longo da Semana Santa, milhares de brasileiros vivenciaram árdua e penosa via sacra, ao se utilizarem de ônibus e aviões, para suas viagens. Terminais rodoviários e aeroportos superlotados, sanitários em péssimo estado e malcheirosos, atrasos e cancelamentos, além da crônica falta de informações sobre mudanças e cancelamentos. Mal alojados nas salas de espera, os mais velhos relembraram com muita saudade dos tempos das confortáveis viagens de trem.
Tucanos…
A desativação quase total do transporte ferroviário é uma das causas do caos que se verifica. João Francisco Tidei Lima, professor aposentado da Unesp e historiador, argumenta: “Não há como ignorar – e silenciar – diante do país congestionado por caminhões, ônibus, carros e motos, nas ruas e nas estradas. Realidade que vem de décadas, mais aceleradamente a partir de 1995/96 , o país administrado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), comandando privatização desastrada das ferrovias, o partido também governando o estado”.
… e companheiros
“A partir da eleição presidencial de 2002, o PT elege Luís Ignacio. Mas, quem toma posse é o Lulinha, Paz e Amor, em vez do Lula comprometido com programa de reformas, entre elas a recuperação e extensão das ferrovias, principal meio de transporte de carga e de passageiros dos países civilizados na América do Norte, Europa e Ásia”. O historiador arremata: “Hoje, com tristeza e indignação, vemos este subcontinente, com míseros 10 mil quilômetros de ferrovias, projetos interrompidos desde a década de 1990, sob olhares indiferentes dos agentes políticos dos estados e do poder central”.
Utilidade pública
Uma interessada leitora pede que a coluna detalhe o que sejam marketing e ajuste fiscal. Por partes: marketing é a ciência capaz de atribuir slogans como “pátria educadora” aos governos federal, estadual e municipal que não compram livros para suas bibliotecas e escolas. Já ajuste fiscal é o que a oposição ataca, quando não é governo.
Um domingo qualquer
Enquanto milhões de brasileiros reverenciam a Páscoa, Rogério Ceni, Muricy Ramalho, Luís Fabiano, Rafael Toloi, Ganso e demais jogadores do São Paulo vivem um dia normal. É que eles comemoraram antecipadamente, ganhando um chocolate do Palmeiras e outro do San Lorenzo. Saborearam, em curto espaço de tempo, um kinder porco e um kinder papa.
Gente organizada
Mensagem distribuída por bicheiros, quinta-feira em Bauru: “Atenção, senhores cambistas, não trabalharemos sexta-feira santa (3/4) nem dia 5, domingo de Páscoa. Sábado (4), trabalharemos normalmente”.