Através de convênio com o governo federal, a prefeitura vai recapear diversas ruas. Entre as obrigações do executivo, figuraa construção de rampas, em todas as esquinas, para facilitar a locomoção de deficientes físicos. Também consta do pacote a sinalização de solo e aérea das vias públicas. Por fim, também se exige a implantação de rampas de acessibilidade nas áreas verdes.
Suave é a noite
Se depender da ordem do dia, fornecida pela presidência do legislativo, a sessão ordinária de segunda-feira será tranquila. Vão para discussão e votação quatro matérias, duas da lavra da Casa e mais duas oriundas do poder executivo. Versam sobre cessão de servidor da câmara para trabalhar nos Jogos do Idoso, concessão de diploma de honra mérito, abertura de crédito adicional e transformação de área de terras em urbana.
A dura realidade
Ontem, a emissora afiliada da rede Globo, em Marília, mostrou: médico do Hospital das Clínicas daquela cidade dispensou três famílias que procuravam atendimento. Ele alegou falta de equipamentos e materiais básicos para atender os pacientes. O s funcionários da Faculdade de Medicina e do HC reclamam da falta de verbas e do corte no custeio dos serviços. Em protesto, deram um abraço simbólico em uma das unidades do Hospital das Clínicas, cena também registradapela Globo.
Para serem imitados
Os vereadores de Agudos, próspera comunidade assentada às margens da rodovia Marechal Rondon, rechaçaram um reajuste de 8,12% em seus vencimentos. E pediram que os R$ 6,4 milhões mensais de economia sejam utilizados para eliminar uma fila de espera de 900 pessoas que precisam realizar exames de Raio X. Atualmente, os edis agudenses faturam por volta de RS 6 mil.
Há 83 anos
O dia 23 de maio é uma data muito importante para a democracia brasileira. Nessa data, no ano de 1932, quatro estudantes paulistas foram mortos num confronto com a polícia. Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo manifestavam-se contra a ditadura de Getúlio Vargas.A morte dos quatro estudantes foi o estopim de uma revolta paulista contra o governo e a favor de uma constituição. As iniciais de seus nomes, MMDC, passaram a ser o símbolo da revolta de São Paulo que eclode no dia 9 de julho e passa para a história com adenominação de Revolução Constitucionalista de 32.
Para desespero da Previdência
Pesquisadores da Universidade de Oslo concluíram que se exercitar pode aumentar em até cinco anos a expectativa de vida de um idoso. Mais do que isso, pode ser tão eficiente quanto parar de fumar.Os pesquisadores acompanharam 5.700 noruegueses, com idades entre 68 e 77 anos, durante 12 anos. Uma das conclusões do estudo foi a de que os idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana viveram cerca de cinco anos a mais do que os sedentários.Assim, a prática de meia hora de exercícios seis dias por semana está ligada a uma redução de 40% no risco de morte em idosos.
Em tempos de penúria
E por falar em Previdência, a primeira parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS deve ser novamente liberada em agosto pelo governo federal.Se for confirmado, o pagamento começa em 25 de agosto, para quem ganha um salário mínimo, e seguiria até 8 de setembro, acompanhando o calendário de depósito dos benefícios.Em junho, a pasta deverá solicitar à presidência da República a antecipação do abono. O pedido tende a ser aprovado até julho para, então, ser pago aos segurados em agosto.
Cofrinho do Alckmin
A partir de zero hora, um novo radar passa a faturar, digo funcionar, na rodovia Comandante Ribeiro de Barros, município de Irapuru. Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o trecho encontra-se bem sinalizado, com placas indicando o limite de velocidade e a fiscalização eletrônica.A velocidade máxima permitida é de 60 quilômetros por hora.