Apesar de se verificar uma ligeira queda nos casos de dengue, a vigilância epidemiológica local mobiliza força-tarefa, para eliminação de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença. No começo da semana, os agentes percorreram o jardim Brasilândia. Ontem e hoje, as atenções se voltam para os bairros Alvorada e Tonico André. Amanhã, um caminhão percorre as vias públicas, recolhendo materiais depositados nas calçadas.

Samba de uma…
Por ocasião da última reunião ordinária do legislativo, os vereadores apresentaram algumas indicações, a maioria com relação ao trânsito urbano. Fiéis a seus eleitores, edis solicitaram que o setor competente do executivo implante lombadas em determinados setores das avenidas Washington Luiz e Vitória, assim como na rua Fortaleza. Também foi sugerida a instalação de um semáforo, no cruzamento da Presidente Roosevelt com a Aécio de Féo Flora, proximidades da AABB.

… nota só
E pelo jeito a prefeitura faz coro com os vereadores. Em nota da assessoria de comunicação, revela que a secretaria municipal de Obras, Infraestrutura Urbana e Assuntos Viários dá sequência ao programa de implantação de redutores. Foram instaladas lombadas na Presidente Roosevelt (proximidades da Praça dos Estudantes) e ruas Vendramini (diante da escola Isac Pereira Garcez), Bolívia (perto do Fórum) e Joaquina Maria André (fundos do Isac).

Coral bem afinado
O sindicato da categoria avisa que os professores da rede estadual de ensino promovem uma nova assembleia amanhã, na capital. Como das vezes anteriores, os docentes esperam por uma proposta do governo tucano, para encerrar uma paralisação que já dura três meses. Durante a manifestação, a categoria não pretende poupar o secretário da Educação, gritando “Herman ditador, inimigo do professor”. E a ‘saudação’ para o governador Alckmin também está decorada: “reajuste zero não dá, por isso a greve vai continuar”.

Lugar no pódio
Estudo da Fundação Getúlio Vargas informa que São Paulo concentra 25 das 40 microrregiões mais competitivas do país. No setor da saúde, a microrregião de Barretos é a primeira colocada, seguida por Tupã, localizada a 125 quilômetros daqui. No indicador educação básica, as três primeiras listadas são Marília, Fernandópolis e Jundiaí. A pesquisa considerou a análise de 14 dimensões capazes de impactar diretamente a competitividade do país, tais como educação, saúde, infraestrutura, inovação, mercados, agricultura e recursos naturais.

O motorista paga a conta
Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, admitiu a possibilidade de rediscutir o acordo com as concessionárias de rodovias. E uma das principais providências, para adoçar os lábios dos poderosos empresários é aumentar as tarifas de pedágio. O governo também estuda aumentar o prazo do contrato ou pagar uma compensação, quando a concessão se encerrar. O programa lançado pela presidente Dilma Rousseff prevê investimentos de R$ 15 bilhões nas estradas já concedidas.

Missão impossível
Sob o título acima, tópico da coluna de anteontem enfatizou que muitos contribuintes, com direito a restituição do imposto de renda, não conseguiam acessar o site da Receita Federal. Um leitor de Panorama leu e enviou um curto correio eletrônico em que denuncia dois pesos e duas medidas: “O incrível é que para recepcionar as declarações a página da Receita não trava mais, menos mal”.

Saco de maldades
O governo italiano autorizou a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, a partir de 15 deste mês, informou o ministério da Justiça. “As autoridades brasileiras estarão prontas para cumprir imediatamente o processo de extradição, salvo alguma decisão que altere o prazo estabelecido”, disse a pasta, em nota.
Bem que o ministro Cardozo poderia interceder junto à Suíça para que fizesse o mesmo com José Maria Marin. Os dois poderiam trocar figurinhas, durante o voo.