Ontem, autoridades e moradores de Panorama, Junqueirópolis e Dracena faziam os primeiros levantamentos dos estragos provocados pelo vendaval de quinta-feira à tarde. No primeiro município, as consequências foram bem maiores, pois ventos superiores a 100 quilômetros horários caracterizaram um princípio de tornado. De acordo com o climatologista Vagner Camarini, da Unoeste de Presidente Prudente, “o vento manteve os movimentos circulares, mas não completou o funil e incorporou no chão”.
Intensidade menor
Nesta cidade, o temporal assustou os habitantes, mas não provocou muita destruição. Até o começo da tarde de ontem havia notícias de que as dependências de um açougue ficaram bastante comprometidas. Evidente que a prefeitura também pretendia colocar seu pessoal nas ruas para o levantamento de prováveis outros prejuízos. Mesma preocupação do executivo da vizinha Junqueirópolis onde se verificaram destelhamentos e tombamento de um caminhão.
Arrecadar sim…
Desde ontem, já existe fiscalização eletrônica de velocidade, na rodovia Euclydes de Oliveira Figueiredo (Integração). Um dos radares foi instalado no quilômetro 144,7, no município de Tupi Paulista. Diligente, o DER avisa que “o ponto encontra-se devidamente sinalizado, com placas indicando a velocidade permitida”. Os limites são 100 quilômetros para veículos de passeio e 80 para caminhões e ônibus.
Conservar não!
Ávido em arrecadar, o governo estadual não demonstra o mesmo interesse em conservar as rodovias e propiciar maior segurança a seus contribuintes. Tanto que, em determinados pontos da Comandante Ribeiro de Barros, a sinalização vertical (através de placas) está prejudicada, ampliando os riscos de acidentes. Um motorista fotografou uma placa encoberta por bambus, no trecho entre Osvaldo Cruz e Parapuã.
Entrou na roda
A Polícia Federal encaminhou relatório ao Supremo Tribunal Federal, pedindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja ouvido nas investigações da Operação Lava Jato. O documento assinado pelo delegado Josélio Azevedo de Sousa ressalta que o cenário faz com seja necessário que o ex-metalúrgico apresente sua versão sobre os fatos investigados “que atingem o núcleo político partidário do seu governo”.
Tribuna livre
“O governo tucano pretender remover, em até 90 dias, todos os veículos apreendidos que estão guardados em delegacias, na capital do estado. Espera-se que não utilizado o mesmo expediente, adotado por ocasião da desativação do Carandiru cujos presos foram transferidos para dezenas de penitenciárias construídas no interior, principalmente na Alta Paulista”. (De um leitor desta folha)
De volta ao passado
Ao ficar sabendo que clubes do Rio, Minas e Rio Grande do Sul fundaram uma liga, para a realização de campeonato regional, o cartola Marco Polo Del Nero (presidente da CBF) ameaça reviver o torneio Rio-São Paulo. Embarcando na onda retrô, um leitor sugere a volta da brilhantina, do pente de osso, do Biotônico Fontoura, do Phymatosan, da Crush e da Sukita.