A assessoria de comunicação da prefeitura pede espaço para comunicar que o Tribunal de Justiça do Estado acatou o pedido de continuidade dos trabalhos de consertos e trocas de lâmpadas das vias públicas do município. Com a decisão favorável do Tribunal, a empresa já pode voltar a realizar os serviços, o que já deveria ocorrer ontem. “Os serviços estavam paralisados porque uma das empresas derrotadas na licitação havia conseguido a tutela antecipada em ação anulatória anteriormente proposta”, explicou a municipalidade.
Leite da pedra
Um chefe de executivo que se encorajou e foi a Brasília, no meio de semana, classificou como difícil o congresso da Frente Nacional de Prefeitos, lá realizado. Representantes de inúmeros municípios reuniram-se com a equipe econômica do governo, com o intuito de apresentar uma série de reivindicações em comum. O recado, no entanto, foi um só: se está ruim para vocês, também está ruim para a gente…
Nem mesmo os amigos da rainha
Até mesmo os prefeitos mais alinhados ao Planalto saíram frustrados, conta um participante do encontro. “Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo e amigão de Lula, quase deixou o encontro antes de seu término”. Ao final do dia, um grupo deles fez plantão na frente do gabinete de Renan Calheiros, na expectativa de uma audiência com o presidente do Senado.
Objeto do desejo
O informante da coluna asseverou que a situação de algumas cidades é tão complicada que a Frente deliberou apoiar a volta da CPMF, desde que – parte da arrecadação federal com o tributo – seja revertida às prefeituras. “A intenção é que o dinheiro venha carimbado para a Saúde, área que mais sofre com o subfinanciamento nos municípios. Mas a resistência contrária é grande”, fechou o papo.
Combinação perigosa
Fluxo maior de veículos e chuvas intensas tendem a provocar um número maior de ocorrências, nas estradas da região. É necessário que o motorista se encha de cuidados, principalmente na Comandante Ribeiro de Barros. Na madrugada de ontem, uma tríplice colisão provocou morte, nas proximidades de Irapuru. Perto de Tupi Paulista, a rodovia foi novamente interditada no quilômetro 663, pois havia risco de desmoronamentos.
Rebelião geral
A decisão do governo estadual em dividir as escolas da rede oficial por ciclos, obrigando os alunos a mudar de local – a partir do ano que vem, continua sendo reprovada por unanimidade. Sexta-feira de manhã, em São Paulo, estudantes protestaram por quase três horas e meia, interditando uma faixa da avenida Paulista. Os policiais efetuaram duas prisões.
Prepare o bolso
O ministro Eduardo Braga, de Minas e Energia, não descarta um novo aumento no litro da gasolina. Braga disse que a variação de preços depende do mercado e de outros fatores, como a cotação do dólar. Recentemente, a Petrobras aumentou o valor da gasolina em 6%, e do diesel em 4%.