Na Carta de Paulo aos Colossenses 1.17 está escrito: “Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia”.Pessoas confundem religiosidade e intimidade com o Senhor. Alguns afirmam que todas as religiões levam a Deus, o que é um grande engano, pois só há um Caminho que nos conduz ao Pai Eterno, e este Caminho é o Senhor Jesus!Quando todas as formas de religiosidade são consideradas igualmente válidas, quandose valorizam elementos, personagens e rituais tiram a atenção da Pessoa de Cristo, o único e suficiente Salvador.
Ensinamentos, aparentemente inofensivos, podem causar danos terríveis na vida de uma pessoa. Se por exemplo, alguém atribui o seu sucesso ao “pensamento positivo”, então, sutilmente, mesmo sem perceber, está negando a Cristo. É como se dissesse que não precisa Dele, pois tudo se consegue pela força do seu próprio pensamento. Da mesma forma, quando acreditamos em “guias” ou outros “intermediários”, estamos ignorando a Jesus como o único mediador entre Deus e os homens (1ª Carta a Timóteo 2.5). Mediador é a pessoa cuja função é reconciliar partes. O Cristo que morreu na cruz e ressuscitou dos mortos é o mediador da nova Aliança, através de quem as pessoas se reconciliam com Deus.
De uma forma sutil, o diabo vai acrescentando outras crenças no coração do ser humano. Por fim, Jesus Cristo acaba sendo substituído na vida de muitas pessoas, ficando em segundo plano ou em último lugar. À medida que abrimos mão da exclusividade e singularidade de Jesus e aceitamos outras “verdades” além Dele, acabamos caindo na armadilha de vãos pensamentos humanos e crendices. O resultado é que assim acabamos nos afastando de Deus.
A única Verdade é Jesus Cristo. Paulo colocou emdestaque nos seus escritos a natureza singular de Cristo, mostrando quem Ele é e o que fez por nós. Nele, Deus vem a nós que somos incapazes de achegar-nos ao Pai. Não precisamos de nenhum outro “personagem” ou “objeto”. Cristo é tudo o que nós precisamos para a salvação. Assim podemos afirmar que Jesusé Aquele que preserva e sustenta todas as coisas por amor a nós. Diz a Bíblia: “O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso.Assim Deus fez com que o Filho fosse superior aos anjos e lhe deu um nome que é superior ao nome deles” (Hebreus 1.3 e 4).
*Pastor e missionário presbiteriano