O noticiário está inundado de notícias a respeito da realização da Copa do Mundo e das olimpíadas aqui em terras brasileiras. Em que pese os dois eventos tratarem de esportes, os assuntos das reportagens são vários. Fala-se dos atrasos das obras dos estádios, da falta da infraestrutura, tão prometida pelas autoridades, e, até mesmo, da inflação causada pela realização dos eventos esportivos em terras tupiniquins.
O que muitos dos comentaristas se esquecem está relacionado com o turismo que, embora esteja na berlinda para receber os visitantes não estão preparados para receberem um turista que deve vir para cá, mas que nem todos os empresários do setor atentos para ele: o turista que deve vir para o Brasil acompanhar as atividades esportivas acompanhado de seu ‘melhor amigo’, ou seja, o animal de estimação.
Boa parte de quem mora em países da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos está acostumado a viajar na companhia de seu ente familiar de quatro patas, independentemente se este seja um cachorro ou um gato. Equivocam-se quem imagina que essa preparação para receber esse tipo de cliente diferenciado deve ser apenas para os proprietários e funcionários dos hotéis das cidades sedes. Restaurantes, lanchonetes, shoppings centers, lojas e demais estabelecimentos também precisam se adequar para isso. Não pense caro leitor, que basta colocar uma placa na porta do estabelecimento com os dizeres: “aqui seu pet é bem-vindo”. Existe a necessidade de adequações no sentido de oferece bons serviços e conforto para os turistas animais e humanos.
Com o intuito de ajudar aos empresários e aos funcionários do setor de turismo, o ‘Portal Turismo 4 Patas’ criou um checklist de quais pré-requisitos devem ser atendidos para que um estabelecimento possa recepcionar os clientes que possuem animais de estimação. A expertise construída ao longo dos seis anos de existência da empresa faz com que o selo Pet Friendly traga a segurança buscada pelos turistas e assessoria que sua empresa precisa para fazer bonito e agradar aos seu cliente. Como diz um dito popular: “cliente bem atendido sempre volta”.
Sei que estou colocando o dedo na ferida, tratando da excelência no atendimento prestado pelas empresas ligadas ao turismo, mas é preciso avisar antes que as coisas aconteçam. Será grande a decepção dos clientes que buscarem por uma eficácia e eficiência e as empresas ditas prontas não tiverem condições e conhecimento para atender aos clientes diferenciados do segmento pet. Pense nisso!
*são especialistas em turismo e em mercado turístico