As sucessivas devastações das florestas tropicais e suas implicações desvantajosas para a vida humana proporcionam a reflexão teórica e crítica, cada vez mais, sobre a necessidade de sensibilização, conscientização e educação comunitária referentes às questões ambientais.
No entanto, frente a uma realidade carente de informações que contribuam para o desenvolvimento cultural e profissional do indivíduo, deve-se procurar adequar um programa cultural/educativo com foco na cidadania para um compromisso efetivo das pessoas envolvidas neste contexto plural para o Planeta Terra em tempo de pós-globalização midiática na busca do acesso as informações dos recursos disponíveis.
Os resultados decorrentes da conjuntura mundial emergem a necessidade de conhecer e estudar os potenciais econômicos “glocal”, ou seja, do global para o local para que posteriormente aconteça uma contribuição e projeção das diferentes sociedades em nível internacional.
A preocupação em efetuar um projeto de divulgação comunitária neste cenário de preocupação com o “meio ambiente” por meio de ações diversas afins aos objetivos da proposta educacional, além do compromisso ético com a cidadania, pode acontecer em duas áreas iniciais, a saber: projetos interdisciplinares visando estabelecer a implantação de um experimento com essências nativas em conjunto com a comunidade, utilizando metodologias de divulgação midiática e científica.
Frente ao rápido avanço da ciência e tecnologia, o homem necessita ter conhecimento sobre aquilo que lhe diz respeito, desde o processo de conservação dos alimentos até o destino das embalagens que os acondicionam, por exemplo.
A necessidade deste conhecimento está relacionada com o homem e sua existência, ou seja, com a necessidade de dotar pessoas de informações, que expliquem a razão dos fatos que acontecem no dia-a-dia, como o problema das enchentes, muitas vezes, decorrentes das mudanças climáticas.
A divulgação acadêmica e científica, por meio dos processos de educação ambiental, pode se transformar em um poderoso instrumento que torne as pessoas bem informadas, para desenvolverem seus direitos enquanto cidadãos e, consequentemente, passarem a adquirir novas posturas com relação ao meio ambiente, como a redução do consumo de água e energia elétrica, a contribuição com a limpeza pública, a separação dos componentes recicláveis contidos no lixo doméstico, entre outras ações que, para serem realizadas, dependem de um trabalho persistente, sensibilizador, conscientizador e o mais importante nestes processos, que a comunidade possa ser parte integrante dos procedimentos em pauta.
Desenvolver junto à comunidade em geral, a veiculação científica de um programa de educação ambiental, fundamentado em informações da implantação de um experimento ambiental dos trabalhos desenvolvidos em instituições de pesquisas e acadêmicas.
Divulgar as pesquisas científicas sobre o meio ambiente por meio de um programa de educação ambiental, facilitando o acesso do “público leigo” às informações científicas ou acadêmicas.
Sensibilizar e conscientizar os cidadãos quanto ao desenvolvimento de práticas para a preservação dos recursos naturais;
Preparar a comunidade para as pesquisas realizadas afins ao desenvolvimento econômico, familiar ou comunitário.
*jornalista profissional
diplomado e coordenador dos cursos de Comunicação Social da FACCAT/Tupã