Cada idade tem sua sabedoria. Aprendemos a valorizar os idosos, por exemplo, porque nos fazem viva a memória de nosso passado, com os valores vividos e que nos servem de referência.
É comum, atualmente, vermos empresas contratando pessoas na faixa dos 50 ou 60 anos. Porque perder tanta experiência acumulada?!
A juventude também tem a sua sabedoria. Um exemplo é a facilidade que os jovens têm para lidar com os novos meios eletrônicos, com as novas tecnologias. Devemos ouvir a sabedoria dos jovens. É conveniente até que certos alunos sejam mestres e educadores dos seus companheiros. A sua idade permite-lhes assimilar novos tipos de cultura e comunicá-los aos da sua geração.
É fato que mudou muito o jeito de ser adolescente de umas décadas para cá. Na verdade, mudou porque o mundo mudou e nós junto com ele. São mudanças que trazem perdas e conquistas.
Se por um lado ganhamos em liberdade, por outro perdemos em idealismo. Uma das características da nova geração é querer fazer tudo ao mesmo tempo: estudar, ouvir música, navegar pela internet e redes sociais. Estão sempre conectados com interesse em diversos assuntos. Esta velocidade faz com que reflitam pouco sobre as informações, sentem dificuldade em avaliá-las e em definir prioridades. Podemos dizer que é uma geração ansiosa, pelo excesso de informações, sendo que concentração e a reflexão se retornam raras.
Se for necessário recuperar um programa no computador, basta chamar o adolescente mais próximo. Ele será capaz de realizar o serviço com extrema facilidade.
Os jovens estão mais abertos para o futuro. Parece não haver dúvidas para eles que é preciso viver intensamente o momento presente, pois o tempo não para.
O mais importante é que as gerações se encontrem. A juventude é muito veloz e capaz, mas não lida bem com perdas e frustrações.
A família é o lugar onde filhos são preparados para crescer e tornarem-se independentes. Eles necessitam conquistar seu espaço no mundo adulto, fazendo suas próprias escolhas.
A nossa esperança no futuro depende da resposta que daremos à seguinte questão: o que fazer juntos para que possamos viver mais e melhor?
É preciso que cada um reflita muito bem sobre esta questão e encontre seu próprio caminho.
*Coordenadora do Ensino Fundamental II, do Colégio Objetivo de Dracena