Em Dracena ninguém pode se queixar de falta de assistência médica. Além do AME, do Pronto Atendimento (antigo pronto-socorro) e dos vários postos de saúde na cidade, o prefeito conseguiu agora inúmeros postos de ESF (Estratégia da Saúde da Família) que serão muito benéficos à população.
Esses ESFs são centros médicos de excelência, muitíssimos bem montados, com médico em tempo integral, enfermeiros e atendentes. Prestam um serviço inestimável à população, da maneira mais confortável possível, em um ambiente agradável e higienizado. Um desses ESFs, já em funcionamento, localiza-se no jardim Jussara, na rua Miguel do Nascimento, defronte ao portão de baixo do cemitério.
O reconhecimento do prédio é fácil, uma vez que é padronizado na cor azul e chama muito a atenção. Encanta ver o conforto que o prédio oferece ao usuário que, se estiver se sentindo mal, poderá usufruir de uma sala para repouso, com duas camas e um banheiro, até que se sinta em condições de ir para casa. Vários consultórios para os diversos tipos de especialidades, como ginecologia, pediatria e outras, estão ali enfileirados aguardando os pacientes. No final do corredor dos consultórios há a farmácia para entregar, de graça, os medicamentos. Quem pode recorrer a ele? Qualquer pessoa. Isso é Brasil!
Além desse ESF no Jardim Jussara, há um outro já pronto no Jardim Brasilândia, aguardando apenas a contratação de um médico. Nesse mesmo bairro, no local escolhido para a construção de cerca de 300 casas, haverá um outro ESF para atender a população. Aliás, o Jardim Brasilândia está se transformando numa pequena cidade, com um comércio forte e variado, assistência médica, uma escola maravilhosa que o governo municipal está dobrando de tamanho, ginásio de esportes que possui diversos programas para manter as crianças e jovens em atividade o dia todo.
O plano do governo municipal, que já está viabilizado devido a ajuda do governo estadual, é ainda transformar uma enorme área, até então abandonada, em área de lazer para a população em geral. Outra área, conhecida como “bosque” será adaptada para servir de centro de lazer para idosos.
É interessante como esse bairro que, no passado, foi mal afamado devido a moradores cuja conduta era muito reprovável, hoje, com todos os benefícios que a prefeitura tem introduzido no local, transformou-se em um bairro residencial cujos moradores mostram ter orgulho de residir ali e já não está mais sendo bem-vinda qualquer pessoa de comportamento inadequado. É o caso típico de que o meio faz com que as pessoas se adéquem a ele.
Moradia digna em local sadio e bem cuidado faz com que o morador se sinta valorizado e aja de acordo. As ruas pavimentadas, as casas limpas, com pintura recente, as crianças assistidas, a saúde preservada com a assistência dada pela administração faz com que a população desse recanto da cidade se orgulhe de suas conquistas e se sinta feliz.
Acabou-se a época em que ir a postos de saúde significava aguardar horas e horas, em meio a uma multidão, para ser atendido num lugar desagradável e sair dali descontente se sentindo um cidadão de segunda categoria. Dracena está proporcionando qualidade de tratamento excelente àqueles que procuram os dispensários de saúde pública. Isso muda os bairros. Isso muda as pessoas.

Até quarta-feira
– Dracena –
therezapitta@uol.com.br