O atleta adamantinense de 18 anos, Lucas Marcelino, conquistou o 1º lugar no salto em distância no Campeonato Brasileiro Juvenil, que aconteceu no último domingo (22), em São Paulo. A competição reuniu os melhores atletas do Brasil e os classificados garantiram vaga para o Campeonato Sulamericano. 
Dos 11 aos 17 anos, Lucas treinou na pista de atletismo da Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina (Acrea), onde aprendeu as primeiras técnicas. “O professor Mauro foi meu primeiro professor de educação física, ele começou a me incentivar. Já o Domingos Carmo foi meu primeiro treinador e é uma pessoa com quem tenho um carinho muito especial. Além deles, tive também o professor Pedro, que me incentivou no ensino médio, e meus amigos e familiares, sempre presentes”, conta.
O jovem foi revelado no ano passado, através de um campeonato de novos talentos em São Paulo. Desde então, faz parte do quadro de atletas do Centro de Excelência Esportiva (Projeto Futuro), do governo estadual, e conta com amparo governamental para treinar e estudar. O incentivo rendeu frutos a sua carreira profissional; em um ano, Lucas conquistou diversos títulos importantes. Em 2012, foi um dos classificados do top 20 do ranking mundial de menores, líder do ranking sulamericanos de menores, quarto colocado no Campeonato sul-americano de menores, em Mendoza (Arg), entre outros títulos. Em 2013, já conquistou o título de vice campeão estadual, nas categorias adulto e juvenil e Campeão Brasileiro de Juvenis, título mais recente.
A conquista do atleta é resultado de bastante renúncia e dedicação. “Foram muitos trabalhos específicos, treino duro mesmo, ultrapassando lesões, cansaço entre outros”. Como reside em São Paulo, a distância se torna um impedimento para visitar família e amigos, tendo que ficar longe de casa por até cinco meses, já que a viagem é longa e cansativa, o que pode afetar os treinos. Além disso, o jovem também estuda no período da noite. “Saber conciliar tudo isso é complicado”.
Mas o esforço não é em vão. A vitória no Campeonato Brasileiro Juvenil garante a Lucas uma vaga no campeonato sulamericano, e com a colocação de maior saltador do Brasil em sua categoria, ele pode pleitear bolsa de retorno financeiro. Com isto, o adamantinense se mostra confiante para fazer planos. “Para um futuro próximo, espero medalhar no campeonato sulamericano de juvenis que será ainda neste ano, terminar entre os melhores do mundo novamente na categoria, ir ao mundial ano que vem nos Estados Unidos e buscar uma medalha. Para um futuro mais distante, quero estar apto a disputar uma medalha olímpica”. A marca do atleta no Campeonato Brasileiro Juvenil no salto em distância foi de 7,68m.