Em Atos 27.25 está escrito: “Por isso, homens, tenham coragem, pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito”. A narrativa da viagem de Paulo à Itália é impressionante! O navio enfrentou uma grande tempestade e estava para naufragar. A situação era muito tensa.
Vemos através do relato em Atos capítulo 27, que Deus intervém soberanamente na história! Mas como Deus interveio? É interessante observar que o Senhor não acalmou a tempestade. Não houve nenhuma manifestação sobrenatural, miraculosa, livrando o navio de ser destruído, despedaçado. Dava a impressão que Deus não estava ali olhando aquela terrível situação.
Mas ali havia alguém que, apesar de todo o drama vivido, enxergava além dos olhos carnais. O apóstolo Paulo contemplava a ação de Deus pelos olhos da fé. O Espírito Santo ministrava diretamente ao coração de Paulo capacitando-o a confiar no poder de Deus que lhe havia prometido chegar ao destino.
Se estamos em verdadeira comunhão com Deus, o Espírito Santo nos ajuda nas horas difíceis, naqueles momentos da vida em que sentimos que estamos para ser despedaçados pelas “rochas”, ou seja, as lutas que precisamos enfrentar. Temos nós coragem de confiar em Deus também quando as circunstâncias não testemunham a favor dele?
O Espírito Santo possibilitou que Paulo confiasse em Deus, independente da gravidade da situação. O Espírito nos ensina a dependermos de Deus, permitir que ele aja, nos tirando a pretensão de determinarmos a maneira como Deus deve agir. Isto sim, é a verdadeira fé! É ter a confiança para poder dizer como Paulo: “eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito”.
Paulo não tinha muitos sinais vivíveis que o levassem a crer na intervenção de Deus. Mas ele enxergava com os olhos da fé, com os olhos que Deus abre em nós através do seu Espírito: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam, mas Deus revelou pelo Espírito; porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus (1 Coríntios 2.9 e 10). Apesar de tudo o que aconteceu, Paulo e seus companheiros de viagem chegaram sãos e salvos a Roma!
Peça ao Senhor que o ajude a confiar somente nele. Clame a Deus para que derrame sobre você o seu espírito para ajudá-lo a ver além do visível, além das circunstâncias, ou seja, com os olhos da fé!
*Pastor e missionário presbiteriano.