As estatísticas de atendimento do Corpo de Bombeiros em acidente de trânsito na cidade de Dracena vêm crescendo vertiginosamente a cada dia, e não é tarefa difícil apontar as principais causas desse resultado alarmante, especialmente quando analisamos mais amiúde os dados e verificamos “in loco” que a maioria das ocorrências acontece em logradouros iluminados, pavimentados e bem sinalizados. Na cidade de Dracena, a avenida José Bonifácio é a recordista em números de acidentes.
Ora, se as condições de circulação destas vias estão sendo apresentadas de maneira satisfatória, e com a devida manutenção pelo Poder Público, só nos resta concluir que a mola-mestra desses acidentes são princípios de educação e segurança no trânsito, por parte dos condutores.
Não raras vezes, ao trafegarmos com nossos veículos ou andarmos pela cidade, nos deparamos com uma série de imprudências e negligências cometidas por motoristas na condução de veículos automotores.
A despeito de todas as campanhas educativas apresentadas nos mais diversos veículos de imprensa, ainda assim, infelizmente, alguns motoristas se arriscam desnecessariamente excedendo limites de velocidade, desrespeitam semáforos e outros sinais de parada obrigatórios, não utilizam equipamentos de segurança, dirigem sob o efeito de álcool, realizam conversões proibidas e ultrapassagens perigosas, dentre outros comportamentos prejudiciais no trânsito, que colocam em risco não só a sua vida, mas também das pessoas que está transportando, bem como, de outros motoristas, passageiros e principalmente pedestres.
O Corpo de Bombeiros sente satisfação em poder servir, ajudar e auxiliar as pessoas em momentos tão críticos e delicados. Para isso, realizamos diariamente treinamentos, bem como, dispomos de materiais e equipamentos especiais. Contudo, para o bem de todos, melhor seria se não precisássemos atuar. Melhor seria se todos entendessem a importância da conscientização e de agir na prevenção de acidentes. Afinal, todos possuem responsabilidade e são partes imprescindíveis nessa corrente, e toda vez que essa corrente for quebrada, uma viatura de Bombeiros sairá de um quartel em uma situação de risco à vida, pronta, é verdade, para atender da melhor forma a população nessas situações de acidente de trânsito, que tem sido a maior causa de acionamentos da instituição.
Portanto, faça sua parte: obedeça as normas de circulação de via, siga as leis de trânsito, respeite semáforos, lombadas e sinalizações, não conduza veículos automotores de maneira leviana, descuidada, sem cautela, tais ações podem livrá-lo de acidentes e consequentemente danos à integridade física e a vida, danos ao patrimônio próprio ou de outrem.
Seja prudente, dirija com atenção, respeite as leis de trânsito, preserve vidas!
*capitão PM, comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros.