Estamos em pleno verão, período chuvoso, e todos os dias vemos nos noticiários os estragos causados pelas enchentes, pincipalmente em São Paulo, onde o solo coberto por asfalto e concreto não pode mais absorver a água. Na Amazônia, a floresta está sendo cruelmente devastada. Os mais variados poluentes estão tomando conta do ar que respiramos. A criação de Deus está gemendo e o planeta está sofrendo as consequências.
As pessoas perderam a dimensão do estrago que estão causando na natureza. O fato de sermos incumbidos pelo Criador de governar a criação, não nos dá o direito de destruí-la. E tudo isso acontece porque nós, seres humanos, somos ambiciosos.
Devemos nos lembrar que a criação não é meramente para a humanidade. Tudo o que existe, foi criado para a glória de Deus e tem o seu significado Nele, o Criador do universo. Quando estragamos a natureza, estamos prejudicando algo que não nos pertence. Lemos em 1 Crônicas 29.11: “Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos”.
Não podemos nos esquecer também que o que nos foi confiado foi o cuidado da criação e não a sua posse (Gênesis 1.26). Tanto é verdade, que Deus apresenta regras e limites para o seu usufruto. Em várias e diferentes situações Deus aconselha ao homem tomar diversas providências para a convivência harmoniosa entre nós e a criação. Ele instruiu a não colher até as bordas da lavoura (Lv 19.9); a observar um período de descanso para as terras cultivadas (Lv 25.5); a não cortar as árvores frutíferas para utilizar a sua madeira (Dt 20.19; a enterrar os dejetos (Dt 23.13).
Nós cristãos temos a grande responsabilidade de cuidarmos da natureza. Essa incumbência nos é dada pelo Senhor. Peça a Deus que te dê sabedoria para viver e cuidar do nosso planeta. O cristão, que conhece a Palavra de Deus e afirma servi-Lo, deve ser o maior exemplo de amor aos recursos naturais, pois tem a consciência de que tudo foi criado por Deus. Somos a imagem e semelhança do Criador, portanto, devemos valorizar o que Ele valoriza. Preserve e proteja a natureza. Deus te abençoe poderosamente!
*Pastor e missionário
Igreja Presbiteriana do Brasil