Encontramos nas Sagradas Escrituras a seguinte afirmação: “Os justos florescerão como a palmeira…” (Salmos 92.12). Quando Salomão construiu o templo, mandou esculpir palmeiras. Entalhadas num lugar bem visível, nas portas do santuário, ela traz todo um significado. É mais que simples ornamentação.
O fato de Salomão mandar esculpir palmeiras e não outra árvore nas portas e paredes do templo em Jerusalém, nos faz refletir na mensagem que se queria comunicar.
Em primeiro lugar, notamos que as palmeiras têm raízes profundas para que as árvores fiquem bem firmes no solo. Aqui na cidade de Palmeira, estado do Paraná, tem uma avenida com várias palmeiras plantadas no canteiro central. São bonitas, bem altas! Observamos que mesmo expostas a ventanias, elas não caem. O que as sustenta e lhes dão firmeza para resistir até mesmo às tempestades? Suas profundas raízes, que lhes dão segurança!
Podemos aprender muito com as palmeiras. Quem confia no Senhor tem raízes profundas! Quem constrói sua vida no alicerce da palavra de Deus e firma suas raízes nos mandamentos e ensinamentos do Senhor, adquire firmeza na fé.
Como está a tua vida? Em que você tem firmado as suas raízes? Honestamente, da maneira que você conduz a tua vida, você é verdadeiramente uma pessoa segura e feliz?
Você gozará de felicidade plena se formar raízes profundas no “solo” da palavra de Deus! Se as tuas convicções, se o teu modo de pensar estiver baseado em ensinos, tradições e filosofias humanas, você é a mais infeliz das criaturas! Não resistirá nem mesmo a uma brisa, quanto mais a um vendaval.
Quem está “plantado” nos ensinamentos que o Senhor nos dá em sua palavra, certamente é uma pessoa segura, feliz, que possui a certeza da salvação na obra que Cristo Jesus realizou na cruz do calvário por amor a nós. Deus te abençoe poderosamente!
*Pastor e missionário presbiteriano