Começamos o ano com notícias econômicas bem complicadas, incluindo aumento da luz, gasolina, do IOF, retirada de subsídios, empresas preocupadas e o risco de desemprego rondando no ar. Com certeza teremos um 2015 complicado em vários aspectos.
Nunca foi tão necessário e realmente urgente você ter tempo para investir na sua carreira ou em um plano B de vida. Em momentos de turbulência, sobrevivem os mais preparados, os que geram mais resultado e aqueles que sabem realmente agregar valor. Você não é pego de surpresa se está preparado para eventualidades. O problema é que a maioria das pessoas só consegue pensar nisso na última hora ou quando já é tarde demais. Por isso, pense em algumas coisas para turbinar sua carreira neste ano: 
Tenha clareza do que é importante para você – Gente infeliz não consegue resultados, engajamento e motivação para fazer acontecer. Se não está legal para você, mude, busque alternativas, converse com seu gestor, comece a pensar em uma vida empreendedora etc. Pare e reflita sobre o que faz sentido na sua vida e o que não faz, pois saber o que importa vai ajudar a tomar boas decisões no momento certo. 
Aumente seu valor agregado – Como você pode agregar mais valor para a sua equipe? Para o seu trabalho? Para a sua empresa? Tem alguma coisa que pode ser melhorada em sua rotina? Uma nova forma de diminuir custos? Pense em estratégias para melhorar o seu “microambiente” com reflexos no “macroambiente”. Esse tipo de ação aumenta o valor que você gera para sua equipe, sua empresa. 
Pense dia e noite no seu Plano B – Você já parou para pensar no que você faria se perdesse tudo o que você tem? Se você não tem um Plano B, vai ficar desesperado. Esse plano deve incluir reservas financeiras, oportunidades de carreira a serem exploradas ou uma carreira empreendedora. Pense em duas ou três possibilidades de uma segunda carreira e deixe na gaveta. 
Não deixe tudo para a última hora. Carreira é uma tarefa constante, que sempre precisa de ajustes, mudanças e upgrades.
 
*Maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade, é CEO da Triad OS.