Este Salmo parece ser uma oração de Davi pedindo a Deus que o livre de uma calamidade. No terceiro versículo o salmista diz: “pois o Senhor separou para si aquele que lhe é querido”. Davi sabia que era amado por Deus e confiava no seu amor. Estava certo de que o Senhor o ouviria quando clamasse por socorro.

Nós também podemos ter a confiança de que Deus ouve as nossas orações e as responde. Às vezes, por sermos fracos, pensamos que Deus não nos ouvirá, porque não atingimos um alto padrão ou uma alta performance de vida santificada. Não nos achamos merecedores das bênçãos de Deus em nossa vida. Na verdade, não somos mesmo. Tudo o que recebemos de Deus acontece somente pela sua graça e pelos méritos de Jesus Cristo.
Diante disso, podemos confiar em Cristo e em sua salvação e, se estivermos em falta, o Senhor nos ouvirá e nos perdoará. Quando você sentir que suas orações não estão chegando a Deus, lembre-se que se estiver em Cristo você é filho amado do Senhor. Ele ouve e responde as suas orações. Ele está atento ao seu clamor. A resposta de Deus poderá não ser exatamente a que você espera, mas certamente será a melhor, pois ele conhece todas as coisas e sabe o que realmente você necessita. Olhe para os seus problemas à luz do poder de Deus, em vez de olhar para Deus à sombra de seus problemas.
Fazendo assim, entregando tua vida aos cuidados do Senhor e confiando plenamente em seu poder e amor, você poderá viver uma vida em paz e tranquilidade. E poderá provar na sua experiência de vida o que diz o último versículo do Salmo quatro: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança”. Toda a glória somente a Deus!

*Pastor e missionário presbiteriano