O Rotaract Club é um programa de Rotary Internacional que visa o desenvolvimento de lideranças jovens. Criado pelo Rotary International em 13/03/1968, nos Estados Unidos e formada por clubes de jovens com idade entre 18 e 30 anos, o Rotaract promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem-estar da comunidade.
O Rotaract está presente em quase todo o mundo e tem, internacionalmente, o formato de clubes de serviço à comunidade da mesma forma que o Rotary. Pela última estatística, são 223.629 rotaractianos, organizados em 9.723 Rotaract Clubs diferentes, espalhados em 178 países ou áreas geográficas que ao todo somam 525 distritos. O Brasil é o terceiro país no mundo que concentra o maior número de RotaracClubs em seu território, com 729 clubes. (Está atrás da Índia, com 2.526 e dos Estados Unidos, com 780 clubes). Existem, aproximadamente, 16.790 rotaractianos no Brasil.
Sendo uma organização mundial que mantém os mesmos objetivos e procedimentos no mundo todo, o Rotaract é um grande exemplo de globalização, pois desde a sua fundação, pensa mundialmente e age localmente, respeitando necessidades e cultura locais.
Suas conferências mundiais reúnem povos de todo o mundo em momentos especiais de discussão e de imensa confraternização. Assim como os associados do Rotary Club, os associados do Rotaract usam distintivos que os identificam como rotaractianos em qualquer parte do mundo.
O lema do Rotaract é “Companheirismo através do serviço”, que expressa bem o equilíbrio das atitudes dos seus integrantes.
Rotaract: uma experiência no servir. Para quem vê de fora, somos um grupo social que se reúne semanalmente. Não, nós não somos apenas isso. Nós do Rotaract somos verdadeiros formadores de líderes humanos que sabem ouvir, respeitar e escolher o melhor.
Com o Rotaract aprendemos a sermos justos, tolerantes e solidários sem esperar nada em troca. Eis o grande privilégio de ser um rotaractiano: cruzar o destino de pessoas fantásticas, únicas e humanas. Aprender a olhar para o outro, descobri-lo, saber valorizar o que ele tem de melhor. Desvendar sentimentos verdadeiros e conhecer o real sentido da palavra amizade. Conhecer a sinceridade em um abraço, em um gesto e em um olhar. Ter a certeza que temos grandes amigos, grandes mentes, e que fazemos a diferença na realidade que nos cerca. Saber que um olhar de uma criança agradecida e que um “muito obrigado” são as coisas mais recompensadoras que podemos receber de alguém. Ter a consciência de que as coisas impagáveis só nos podem ser dadas por aqueles que não têm nada de material a nos oferecer. Ser Rotaract é, acima de tudo, recobrar nossa condição humana e compreender que não estamos sozinhos neste mundo.
*presidente do Rotaract Club de Dracena, gestão 2014/2015