O povo brasileiro vive atualmente uma fase difícil, pois diariamente a imprensa está noticiando os escândalos de corrupção. Criticamos os poderosos corruptos, ficamos indignados, mas nos esquecemos que todos nós somos maus. A Bíblia diz que todos pecaram e estão afastados da glória de Deus. Conclui-se que ninguém pode dizer-se bom o suficiente para ser salvo.
À luz da Carta de Paulo aos Romanos, capítulo um, a partir do versículo dezoito, vemos o quanto a humanidade é corrupta e depravada. Ninguém, por seus próprios méritos e esforços, torna-se agradável ou aceitável diante de Deus. Todos os seres humanos merecem a condenação pelos pecados que praticam.
Até o versículo 32 do texto acima citado, Paulo retrata claramente a inevitável decadência dos seres humanos que caminham em direção ao que Deus não aprova (pecado).
As pessoas nesta condição, primeiro rejeitam a Deus, em seguida, formam seu conceito de como ele deveria ser. A partir daí cedem a toda espécie de perversidade: ambição exagerada, ódio, inveja, crimes, lutas, engano, malícia e fofocas; finalmente, chegam a odiar a Deus e ainda tentam levar outros a fazerem o mesmo. Quando as pessoas rejeitam ao Senhor, ele permite que elas vivam como aspiram.
Muitos praticam coisas erradas em nome de uma suposta liberdade. A pergunta é: será que a vida sem Deus garante a liberdade? Preste bastante atenção. Não existe pior escravidão do que a escravidão causada pelo pecado!
Mas há solução para o cativo! A palavra de Deus diz “se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8.36). E ainda, “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32). Jesus nos liberta de todo o tipo de escravidão através da sua palavra! Portanto, tome cuidado com aquilo que pode influenciar tuas opiniões. E lembre-se que a palavra de Deus é a única verdade. Avalie todas as suas opiniões à luz dos ensinamentos das escrituras sagradas. E você viverá uma vida com verdadeira liberdade e no centro da vontade de Deus. É o único caminho para uma vida plena e feliz. Deus te abençoe poderosamente!
*Pastor e missionário presbiteriano.