O termo “Páscoa” deriva do latim Pascha e do grego bíblico Paskha, do hebraico Pesa ou Pesach, a Páscoa judaica. Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito. Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a se unir ao seu corpo). 

Voltando no tempo a quase dois mil anos, hoje seria o dia da morte de Jesus. Mas a Bíblia diz que ele não foi preso pela morte, pois ressuscitou ao terceiro dia! Este é o verdadeiro significado da Páscoa para nós cristãos. Páscoa significa “passagem”. Em Cristo e somente nele, não somos condenados à morte e nem escravizados por ela. O Senhor Jesus diz em João 11.25: “Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. Ou seja, passamos do estado de morte e condenação para a vida eterna e remissão de todos os nossos pecados.
É lamentável o que as pessoas estão fazendo com este dia tão importante, desvirtuando totalmente o seu significado. Coelho que bota ovos de chocolate (ridículo!) não tem nenhuma relação com o verdadeiro sentido da Páscoa. É uma indústria mentirosa que movimenta bilhões em dinheiro e não acrescenta nada de significativo para a vida das pessoas.
Começando hoje, em que relembramos a morte de Jesus Cristo, que foi castigado em nosso lugar naquela cruz, e também no próximo domingo em que comemoramos a sua ressurreição, convido-o à reflexão. Pense com a cabeça e com o coração a respeito do grande amor de Deus, que nos amou tanto, a ponto de enviar o seu único filho, Jesus Cristo, o Justo, para morrer por nós injustos. Espero que a reflexão o leve não somente a compreender, mas também corresponder ao amor de Deus por você entregando sua vida a Jesus Cristo, para que você possa ter a certeza da vida eterna. A partir daí você passará a viver a verdadeira vida que somente Jesus pode dar! Que Deus te abençoe. Feliz (verdadeira) Páscoa!

*Pastor e missionário presbiteriano