Todo sábado de manhã tenho um enorme prazer em levar meu filho de 7 anos aos treinos de futebol realizado em Dracena. Principalmente, que foi a convite de um grande amigo, Luciano Silva, atleta de futsal de Dracena e estudante de Educação Física.

Neste dia, o estagiário Luciano passava uma atividade recreativa antes de iniciar o treino. Aqui conheço como “lenço atrás”. Assim vendo as crianças se divertindo, reparo uma mãe indignada reclamando que se o professor responsável estivesse ali, essa brincadeira não aconteceria que o mesmo daria atividades que treinasse realmente futebol.
Compreendo e respeito à reclamação daquela mãe, que imagina onde treinos analíticos de chute a gol, passe, condução possa ensinar mais futebol que outras atividades.
Acredito que uma simples brincadeira como essa possa contribuir e ensinar futebol muito mais que somente treinos analíticos. Atividades como essa que o estagiário Luciano passou, além de despertar alegria e motivação nas crianças, pode contribuir muito para adaptações ao jogo de futebol, corrida, deslocamentos constantes, exigências física, cognitivas e psíquicas.
“O Desenvolvimento das capacidades coordenativas através de atividades lúdicas e brincadeiras, na infância, contribuem para aquisição das técnicas” (Greco, 2007, pag. 156).
Jogar futebol é muito mais que apenas conduzir bola e chutar a gol, as exigências são maiores.

*professor e coordenador de Esportes das cidades de Tupi Paulista, Monte Castelo e São João do Pau D’Alho.