Hora de tirar do papel o plano de criar sua empresa. Não é incomum sonhar em abrir um negócio e ser patrão de si mesmo, a vontade de ser um empreendedor de sucesso. Contudo, pode ser mais complicado do que se imagina. É importante conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver, e manter-se sempre atualizado. As ideias devem ser colocadas no papel em forma de plano de negócios. O plano de negócios traz segurança aos futuros empresários, e proporcionará uma visão ampla da empresa que deseja montar, inclusive quanto precisa para iniciar seu negócio.
Passamos por várias mudanças desde a descoberta de novas tecnologias, e crescimento global, e nessas constantes mudanças, que a criatividade das pessoas vem cada vez mais sendo requisitada.
Ser criativo é pré-requisito: seja em casa, na escola, trabalho, na vida, e o empreendedor se encaixa nesse modelo de mundo, onde ter boas ideias e saber como implementá-las é a melhor forma de alcançar os seus objetivos.
Um empreendedor é um indivíduo que não espera as coisas acontecerem. É uma pessoa pró-ativa, ou seja, faz as coisas acontecerem. Motivadas por isto, criam sempre oportunidades e se envolvem com elas, entregando-se de corpo e alma.
São extremamente visionários, nem sempre criam algo novo, muitas vezes, transformam algumas ideias já existentes, aperfeiçoando ou reinventando.
Quando falamos em empreendedores, geralmente nos referimos a uma pessoa que começa um novo negócio para ganhar dinheiro. Mas a palavra “empreendedor” não se limita à área de negócios, veio da língua francesa e significa “alguém que se encarrega ou se compromete com um projeto ou atividade significante”.
O empreendedor nasce pronto? Empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. O contato com o meio em que vive vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade. As características de um empreendedor: é ser altamente motivado, ser ousado, acreditar no seu potencial, conseguindo facilmente trabalhar em equipe. É persistente, tem coragem de assumir riscos e transforma erros em lições.
O conceito mais aceito de “Empreendedorismo” foi popularizado pelo economista Joseph Schumpeter em 1945. “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.”
* é assessora do Colégio Objetivo de Dracena