Gostaria de refletir com você na primeira parte de uma história fantástica envolvendo Jesus enquanto Ele esteve entre seus discípulos. 

Tempos depois, houve outra festa, e Jesus estava de volta a Jerusalém. Perto da porta das ovelhas, havia um tanque chamado Betesda (do aramaico: “Casa de Misericórdia”), com cinco pavilhões. Centenas de doentes — cegos, aleijados, paralíticos — ocupavam esses pavilhões. Um homem inválido estava ali havia trinta e oito anos. Quando o viu estendido ao lado do tanque, sabendo por quanto tempo ele estava ali, Jesus lhe disse: “Você quer ficar bom? ”. O homem respondeu: “Senhor, quando a água é agitada, não tenho quem me ponha no tanque. Tento chegar, mas sempre alguém chega antes”. Jesus disse: “Levante-se, pegue sua maca e comece a andar! ”. O homem ficou curado imediatamente, pegou a maca e saiu dali (João 5.1-9a).
Quando Jesus pergunta: “Você quer ficar bom? ” A resposta esperada seria um sonoro: “Sim! Claro que quero! ” Mas o homem, sem saber quem era aquele em pé diante de si, resignado responde: “Eh…ah… Senhor, já estou aqui faz um tempão… toda a vez que a água se mexe e eu tento chegar nela já tem alguém que chegou primeiro… eh… se der deu…. Se não der não deu…” A resposta do pobre homem reflete todo o conformismo e falta de esperança que ocupa seu coração após 38 anos de uma vida miserável.
Às vezes estamos tão condicionados à miséria, à situação desconfortável na qual estamos envolvidos, que o nosso conformismo acaba nos prendendo mais ainda a ela, de tal forma que nem sabemos mais como viver sem as correntes que nos prendem. Muitas pessoas estão acorrentadas a uma vida miserável por razões diferentes. Por exemplo, alguns por sua própria responsabilidade, quando fazem escolhas erradas. Outros sofrem por conta do que os outros fizeram contra elas.
O que Jesus faz ao homem no tanque de Betesda é apenas um sinal do que Ele veio fazer de maneira definitiva com todo aquele que crer em seu nome. Por isso Ele disse em outra ocasião para as multidões que o seguiam: “Venham, todos vocês que estão cansados. Venham todos os que estão sobrecarregados. Eu os aliviarei! Tomem sobre vocês o meu jugo, pois sou manso e humilde de coração. Meu fardo leve e meu jugo é suave”! Venham! Não precisamos mais viver acorrentados aos nossos pecados; nem carregar o fardo daquilo que fizeram conosco, ou daquilo que nós mesmos fizemos de nós. Jesus Cristo, na cruz do calvário, tomou sobre si todas as nossas dores e enfermidades para que possamos viver livres das correntes do mal.

*baseado no sermão “A Cura na Casa de Misericórdia”, do Rev. Adrien Bausells, pastor presbiteriano.

**pastor e missionário presbiteriano.