O deputado Mauro Bragato, este mês, entrou com um projeto de lei complementar criando a Aglomeração Urbana da Região de Dracena. É uma experiência de 27 anos posta em prática na região do Vale do Paraíba sob a sigla CIVAP (Consórcio Intermunicipal do Vale do Paraíba).
Apesar de não ser uma novidade, é uma ideia muito importante porque, em separado, as pequenas cidades não conseguem se fazer ouvir como gostariam e precisariam. Porém, em conjunto, sua força cresce e acaba por exibir uma importância que jamais teriam.
Com o lema: “Sozinho o problema é seu. Juntos, é nosso” a ideia foi implantada há quase 3 décadas e, portanto, já houve a oportunidade de sanar as falhas que, por ventura, surgiram. Assim, é possível que essas novas modalidades de Aglomerações Urbanas venham aperfeiçoadas, apenas adaptando-se às realidades locais.
Com o término da construção das usinas de energia fotovoltaica e a implantação da Aglomeração Urbana de Dracena, acredita-se que haverá um impulso excepcional no crescimento desta região. Será um renascimento econômico e expansionista como jamais se viu.
Serão dez municípios que formarão esse bloco, sendo que Dracena será sua sede. Se hoje Dracena já conta com duas faculdades particulares e uma estadual (Unesp), com o Senai, com muitos outros cursos, possivelmente ficará muito mais viável a conquista de uma Faculdade de Tecnologia (Fatec) que, com a diversidade de seus cursos, proporcionará às pessoas se ajustarem mais rápido ao mercado de trabalho.
Para a área da saúde, o benefício será enorme, uma vez que haverá concentração de recursos e os benefícios alcançarão toda a população desse conjunto de cidades e não se perderá em fracionar recursos para cada uma. Os leitos serão computados para a região e não para determinado município. Esse consórcio dará tranquilidade à população e aos administradores numa época em que muitos municípios estão fechando os serviços de saúde em vez de abri-los.
Hoje não é mais ir ao médico, ele examinar e receitar alguns medicamentos. Há todo um complexo de exames para fundamentar um diagnóstico e nem todas as cidades têm condições de montar toda essa rede de apoio. Mas, com esse projeto, a concentração de verbas e demais benefícios levará em conta a população da Aglomeração e suas necessidades.
O Civap é hoje a grande referência nacional em matéria de resíduos sólidos (RS), conseguindo gerenciar a destinação de resíduos da logística reversa (ex: pneus; pilhas; baterias; eletroeletrônicos, incluindo linha branca; e resíduos da construção civil) que anteriormente eram descartados de maneira inadequada. Para tanto, em Assis, esse mesmo consórcio já montou uma grande central de recebimento no município, além de conseguir um britador móvel que processa entulhos da construção civil e os aplica nas estradas rurais de todos os municípios consorciados.
Área ambiental, saúde, saneamento básico e demais serviços prestados pelo Estado não podem se fragmentar sob pena de não alcançarem todos os cidadãos. A região toda será beneficiada e Dracena, como sede dessa aglomeração, vislumbra um futuro muito promissor de progresso nunca visto anteriormente. Que os dracenenses se preparem!
Até quarta-feira
therezapitta@uol.com.br
-Dracena-