Uma das coisas mais impressionantes nos evangelhos é o quanto Jesus dá atenção ao coração humano. O núcleo da história da cura do paralítico de Jesus é que Ele sabia “…. o que eles estavam pensando em seus corações” (Marcos 2.8).
Ele não só discerniu os pensamentos e motivações de seus críticos, mas também os do homem paralisado, a cuja anseios Jesus responde. Em Marcos 3.5 Jesus é profundamente entristecido por “corações teimosos” e em Marcos 7.6 ele condena pessoas que louvam a Deus com os lábios, mas “…seu coração está longe de mim”. De fato, Jesus assombra seus ouvintes quando ele diz que o que nos condena é o que vem “do coração” (Marcos 7.19, 21). O cumprimento da lei e observância religiosa não significam nada se os motivos e propósitos do coração não estão definidos em Deus, mas em aprovação humana ou na auto consagração. Nós só podemos agradar a Deus e sermos livres se Ele for o maior objeto de amor do nosso coração (Marcos 12.30, 33).
O coração é tido, num sentido figurado, como a sede das nossas emoções. Mas a Bíblia também diz que o nosso pensamento vem do coração (Gênesis 6.5; Provérbios 23.7; Daniel 2.30), bem como a nossa vontade, nossos planos e decisões (Provérbios 16.1,9; Mateus 12.33, 34). O coração é usado como uma metáfora para a sede da nossa orientação mais básica, os nossos compromissos mais profundos – o que nós mais confiamos (Provérbios 3.5; 23 e 26); é onde guardamos nosso maior amor e esperança, nosso maior tesouro (Mateus 6.21). O que mais nós estimamos em nossos corações é o que nos controla. Não admira que Jesus está tão preocupado com os nossos corações. Não admira que Deus ignora assuntos exteriores e olha especialmente no coração (1 Samuel 16.7; 1 Coríntios 4.5; Jeremias 17.10).
Você não pode ser transformado simplesmente mudando o seu pensamento, ou simplesmente através da força de vontade, mas sim por mudar o que você mais ama. A mudança acontece não apenas enchendo a sua mente de novas verdades – embora envolva isso – mas por amar a Jesus acima de tudo, ou seja, tê-lo como o maior tesouro no seu coração. Nós mudamos quando mudamos o que mais adoramos. Como fazemos isso? Ao ver que o coração de Jesus foi esmagado e quebrado quando ele morreu na cruz por nós (Salmo 22.14). É quando nós adoramos. O Salvador crucificado que nossos corações são transformados. Pense nisto! A Deus toda a glória!

*pastor e missionário presbiteriano.