Conta-se que crentes de uma igreja combinaram voltar à noite para orar pedindo que Deus mandasse chuva, pois havia grande necessidade, uma vez que uma prolongada seca assolava a região. À hora marcada, uma menina apareceu de guarda-chuva a tiracolo, capa de chuva e bota de borracha. Alguém quis rir, mas foi repreendido pelo silêncio dos demais, envergonhados pela fé sincera daquela criança (fonte: Site do Pastor).

Esta singela história nos traz importante ensinamento a respeito da fé em Deus. Conversando com as pessoas, muitas vezes as ouvimos dizer que possuem fé, que confiam no poder de Deus, mas quando os problemas vêm, elas se desmoronam. Ficam instáveis, abatidas e até desesperadas.
A fé genuína não é um mero discurso. Ela acontece no coração. É uma nova mentalidade, ou seja, uma nova maneira de pensar, de ver e encarar os problemas a serem enfrentados. A fé também não é fingir que os problemas não existem, mas reconhecê-los e confiar que o Deus eterno e todo poderoso pode cuidar deles e mudar a situação, seja ela qual for, por mais difícil que pareça. E isto é revolucionário. É libertador. A menina da história ilustrativa acima estava crendo que, uma vez entregue o problema da estiagem ao Senhor, a resposta certamente viria, daí a sua iniciativa de se equipar e assim se proteger da chuva que viria.
Esta fé “inocente” é que o Senhor espera de nós. Deus quer que confiemos totalmente em seu poder, cuidado e amor. Sem reservas. Não é um confiar desconfiando, mas descansando totalmente nele.
Como está a tua fé? Você crê de todo o coração que existe um Deus único e verdadeiro, todo poderoso, que pode reverter todo o sofrimento que você está enfrentando? Que pode transformar o choro da aflição em júbilo de vitória? Creia e você verá a ação poderosa de Deus em tua vida. Entrega a tua vida ao Senhor, confia nele e espere! Você será surpreendido com o melhor de Deus na tua vida.
Termino com a definição de fé que a Bíblia nos traz: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hebreus 11.1-BLH). Deus te abençoe!

*Pastor e missionário presbiteriano.