A imprensa tem noticiado todos os dias a situação dos refugiados, principalmente sírios, que estão fugindo para outros países a fim de salvarem suas vidas. Os noticiários dão conta que o número passa de quatro milhões e duzentas mil pessoas. Várias igrejas locais pertencentes à Igreja Presbiteriana do Brasil (e outras denominações) têm adotado famílias sírias que migraram para o nosso país, provendo moradia, alimentação, enfim, tudo o que necessitam até que possam conseguir um emprego e assim sobreviverem por conta própria. Aqui no Paraná as Igrejas Presbiterianas de Ponta Grossa e Carambeí acolheram duas famílias e estão se preparando para receberem mais uma.
Pensando nesta situação, podemos aplicar esta realidade na nossa vida espiritual. Explico. A palavra de Deus afirma que nascemos em delitos e pecados. Diz ainda que, por causa do pecado estamos longe de Deus (Romanos 3.23) e que o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23). Mas a Bíblia não dá apenas esta má notícia.
O Senhor nos diz nas Sagradas Escrituras, na segunda parte de Romanos 6.23 que “… o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus”. Concluímos então que, se estivermos refugiados em Jesus Cristo, estaremos salvos da morte e teremos a vida eterna garantida. Do contrário estamos presos, infelizes, inseguros e condenados à morte!
Ao lermos os Salmos vemos várias vezes o salmista dizendo que o Senhor é a rocha na qual podemos nos refugiar e nos proteger dos ataques do inimigo que quer somente nos “roubar, matar e destruir” (João 10.10). A figura da rocha aponta para Jesus Cristo, a rocha eterna na qual todo aquele que nela se refugia tem sua vida preservada. Todo aquele que crê em Jesus como seu único e suficiente salvador, além de bem aventurado, tem sua fé consolidada na rocha chamada Jesus. Estando firmado na rocha e fazendo a vontade do Pai Celestial, jamais será abalado.
Amado leitor, se a tua fé estiver verdadeiramente firmada na rocha verdadeira, que é Jesus, você terá a verdadeira paz e alegria, pois sua vitória está garantida e não haverá ventos ou tempestades que possam lhe derrubar! Vale a pena refugiar-se na presença santa do Senhor! Que Deus te abençoe poderosamente, e somente a ele toda a glória!
*Pastor e missionário presbiteriano.