Muitos, equivocadamente, pensam que nós evangélicos não valorizamos Maria, a mulher que Deus usou para trazer Jesus Cristo ao mundo. Só não valoriza o exemplo dessa mulher que não lê a Bíblia com o coração aberto para que o Espírito Santo fale, perdendo assim a oportunidade de aprender com essa grande personagem bíblica.
Maria é um exemplo para nós, em primeiro lugar, por sua disposição de obedecer a Deus. A Bíblia registra que após a anunciação do anjo Gabriel de que através dela o salvador viria ao mundo, disse: “Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra” (Lc 1.38). Mesmo sabendo das consequências de uma gravidez sem ainda estar convivendo maritalmente com José, ela se submeteu à vontade do Senhor! Será que estamos dispostos a obedecer à palavra de Deus mesmo que não sejamos compreendidos pelas pessoas?
Em segundo lugar, vemos que Maria creu nas promessas do Senhor. Ao visitar sua parenta Isabel, esta disse a Maria “Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor” (Lc 1.45). Ela creu no sobrenatural de Deus. Confiou na palavra de Gabriel que disse: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lc 1.37). Por conhecer as escrituras, ela esperava o messias prometido por Deus e sabia que a promessa estava sendo cumprida. Você conhece a palavra de Deus? Crê de todo o coração que é verdadeira e que o Senhor cumpre todas as suas promessas?
Em terceiro lugar, Maria é um exemplo para nós porque em tudo glorificou somente a Deus! Maria em nenhum momento atraiu a glória para si, mas engrandeceu ao Senhor, reconhecendo-o como seu salvador e soberano Senhor! Ela afirma no Magnificat “porque o poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome” (Lc 1.49). Você tem reconhecido que tudo o que você é, tudo o que você faz, tudo o que você tem, provém de Deus? Em tudo dependemos do Senhor! Maria sabia disso, por isso, conhecendo o seu lugar de serva, disse aos serventes na festa de casamento em Caná da Galiléia “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2.5), referindo-se a Jesus.
Depois que os propósitos do Senhor foram cumpridos, Maria sai de cena. Mas vemos pelas escrituras que ela foi uma mulher tão abençoada, que Deus deu a ela mais filhos depois de Jesus (Mt 12.46-50; 13.55-56; Jo 2.12; 7.3-10; At 1.14; 1 Co 9.5; Gl 1.19). Para a sociedade da época, naquele contexto, a mulher estéril ou que gerasse poucos filhos, não era considerada abençoada.
Olhe para o exemplo de Maria. Procure obedecer a Deus, creia nas suas promessas e nunca se esqueça de louvar somente ao Senhor, por tudo o que ele é e pelo que tem feito em tua vida. Deus te abençoe.
*Pastor e missionário presbiteriano