Quem de nós já não passou por problemas que parecem não ter solução e que nos fazem chorar? Você já teve que “atravessar um vale de lágrimas” em sua história? Você já passou ou está atravessando algum problema ou sofrimento que tem feito você chorar demais? Talvez alguma provação pessoal que só o seu travesseiro banhado de lágrimas pode denunciar? 

No Salmo 84 vemos o poeta descrevendo uma experiência que o levou a chorar muito, a ponto de parecer estar “no vale de Baca”, conhecido pelos viajantes da época como um lugar cheio de vegetação que constantemente pingava gotas d’água sobre aqueles que atravessassem por ele. Sabe como o salmista venceu esse sofrimento e obteve vitória e assim atravessar esse “vale de lágrimas”?
A primeira medida que o salmista tomou foi a de buscar a casa do Senhor. Vemos nos versículos um a quatro que, para o Salmista, o melhor lugar onde ele poderia estar era na casa do Senhor. Ele preferia estar lá a estar em qualquer outro lugar do mundo (Salmo 84.10). No templo ele se sentia bem-aventurado, contente, protegido e seguro. Na casa de Deus ele podia descansar calmamente, pois era o seu “ninho”. Uma das mais deliciosas experiências do ser humano é poder estar na casa do Senhor e ali “adorá-lo em espírito e em verdade” (João 4.24). Na casa do Senhor, no templo, podemos adorar a Deus, sentir a sua presença, o seu toque, ouvir a sua voz… Ele vem ao nosso encontro, enxuga os nossos olhos, alegra o nosso coração e nos faz vencer o nosso “vale de lágrimas”!
Mas a segunda providência importante tomada pelo salmista é que ele abriu o seu coração para Deus (versículos 5-8). Não devemos e nem podemos esconder nada de Deus. Estando no “Vale de Lágrimas”, conte tudo ao Senhor, não oculte nada, desde as suas frustrações e lamentos, suas queixas, até o mais profundo dos seus sentimentos. Fale com ele sobre as suas dores, não porque Ele não saiba, mas como forma de reconhecer humildemente o quanto você é dependente de Deus. Ele nos compreende, nos perdoa, enxuga as nossas lágrimas e nos enche de coragem.
Faça isso confiando no Senhor, entregando sua vida em suas mãos e assim conseguirá vencer o sofrimento! Jesus disse: “Eu sou o bom pastor… as minhas ovelhas ouvem a minha voz… elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e jamais perecerão” (João 10.11, 27, 28). Aceite o chamado de Jesus, seja mais uma ovelha, mais um discípulo dele, decida segui-lo integramente e crer unicamente nele como seu Senhor e salvador, e liberte-se do seu “vale de lágrimas” do sofrimento!

*Pastor e missionário presbiteriano.