Dezembro é o melhor e o pior dos meses do ano. O melhor, porque festejamos o Natal e nos lembramos que Jesus, a palavra de Deus, o “logos” se encarnou. Ficamos maravilhados com a sua viagem desde a sala do trono celestial para a manjedoura de Belém. É quando nós compartilhamos tempo, alimentos e presentes com os entes queridos, quando nós apreciamos tudo o que nos foi dado nesta vida por aquele que habitou no meio de nós. No entanto, o Natal também é o pior dos tempos para muitos. Muitas famílias terão uma cadeira vazia na mesa. Muitas pessoas estarão sozinhas em sua mesa de Natal. Quantas pessoas estarão tristes, infelizes, totalmente desprovidas de esperança.
Mas a pior coisa sobre o Natal é perceber que o que deveria estar no centro da celebração é empurrado para a margem. É muito triste saber que Cristo às vezes fica esquecido, deixado de lado no Natal. É como se o milagre da encarnação não passasse de um mito que se perpetuou ao longo dos séculos. Isto acontece até mesmo nos lares que se dizem cristãos, quando permitiram que a mensagem dos anjos fosse abafada pelo barulho da propaganda comercial.
Natal pode ser o melhor dos tempos, e ele deve ser o melhor, mas precisamos de intencionalidade para que isto se torne real. Quero dizer com isso que devemos nos voltar para as escrituras e permitirmos que ela nos relembre constantemente do verdadeiro significado do Natal e, a partir daí, anunciarmos a outros. Começando em nossa casa! A pergunta que surge é “como vou anunciar Cristo neste Natal”? Com base na palavra de Deus, anuncie e relembre que Jesus Cristo é o rei dos reis, o senhor dos senhores, que há mais de 2.000 anos nos visitou para nos reaproximar de Deus.
E se você tem amigos, familiares, colegas e vizinhos que não conhecem Jesus, a festividade do Natal é um ótimo momento para mostrar o verdadeiro significado da celebração. É a única maneira de levar a verdadeira esperança, paz e alegria até mesmo àqueles que, por um ou outro motivo, sentem-se tristes nesta época do ano.
O melhor jeito de celebrar o Natal é compartilhar o Evangelho a outros, depois de recebê-lo para si. Você pode fazer coro com os anjos que anunciaram aos pastores a vinda do Senhor ao mundo! Não deixe que o Natal passe, sem intencionalmente anunciar a Cristo para si mesmo, para seus familiares e para a sua comunidade. Deus te abençoe poderosamente!
*Pastor e missionário presbiteriano.