Quando em 1995 foi criado a Reges, antigo Cesd, aqui neste mesmo espaço foi dito que seu criador, Prof. Gonzaga, merecia que lhe fosse estendido um tapete vermelho, desses que se estende para as grandes personalidades. Já se percebia a importância dessa instituição para a cidade e região, o que tem se confirmado ano após ano.
Os cursos implantados ali, pela qualidade que apresentam, têm atraído um número imenso de alunos, ao ponto de neste ano lotarem as classes de 1ºano e haver uma extensa fila de espera por vagas. Deve-se isso à excelência de seu corpo docente, à urbanidade de seus funcionários e à dedicação da direção. O número de alunos aprovados na OAB, antes mesmo de concluírem o curso de Direito é a prova inconteste da excelência do ensino que ali é ministrado. E quantos e quantos alunos que obtêm sucesso nos concurso públicos desse Brasilzão afora!
Se alguém tiver dúvidas, conheça a alegria contagiante do Prof. Evander; a aula dramatizada do maravilhoso Prof. Gussi; o sorriso e a experiência do Prof. Luengo; a simpaticíssima e eloquente Prof.ª Margarete; a novata, mas muito competente prof.ª Valéria; o filósofo Prof. Leite; o bonachão Prof. Marco Antonio; o Sábio prof. Gustavo; o sisudo Prof. Adriano, o grande mestre Prof. Juraci, o inflamado Prof. Musatti, o comunicador por excelência, Prof. Rufino, a linda e sábia Prof.ª Gláucia, o sorridente e tão conhecedor Prof. João Sanches, o metódico Prof. Mauri, a experiente Prof.ª Natália, o incansável Prof. Lídio, o paciente Prof. Sérgio, a doutora Prof.ª Heloísa e uma outra lista imensa de grandes mentes que iluminam o espírito de quem ali convive.
Não há como não se sentir à vontade diante de funcionários tão educados e gentis. Tratam os alunos com a maior urbanidade, não negando a ninguém um cumprimento e um sorriso de satisfação por estarem ali. Quando se vai à cantina, encontra-se o “Seu Zé” e a família sempre com a maior boa vontade e educação para servir os quitutes aos alunos, num ambiente super limpo e agradável.
Se tudo funciona assim tão bem, deve-se ao amor que o Prof. Gonzaga dedica àquele recanto mágico da cidade. Quem, no seu desprendimento e vontade de servir, gastaria uma fortuna, como ele faz, para manter aquele imenso prédio, impecável, sempre com pintura nova, reluzente?
Se alguém lhe mostra algum detalhe que falta para acomodar bem qualquer tipo de dificuldade que um aluno apresenta, imediatamente vem um pedreiro e pronto: a escada se transforma em suave rampa, corrimãos surgem onde se fazem úteis, adaptam-se os banheiros e bebedouros às necessidades de todos e, para alegrar os olhos: plantas com flores lindas espalhadas pelas cercanias do prédio. Acácias com seus imensos cachos de flores amarelas, flamboyants rosas e vermelhas e agora muitas arbustivas frutíferas, como os pés de acerola.
Se já está tudo lindo, em poucos anos quando todas as plantas que foram recentemente plantadas estiverem grandes, florindo e produzindo, aquele recanto da cidade se apresentará tal qual a ideia que se faz de paraíso.
É pena que os cursos tenham uma duração tão breve! Apenas cinco anos que passam céleres e quando a gente se dá conta esse tempo já se esvaiu e, relembramos que quando ali chegamos, temerosos, imaginado um curso longo e sacrificante, vê-se a diferença entre a expectativa ruim e a realidade tão boa.
Sem dúvida nenhuma, a Reges é a pedra preciosa da Educação em Dracena.

Até quarta-feira
therezapitta@uol.com.br
-Dracena –