Presume-se sempre que a humanidade caminha em direção ao progresso mental, espiritual e material. Infelizmente, há aqueles que fazem o trajeto inverso. Ao invés de progredirem, retrocedem. Esse tipo de gente só atrapalha porque além de não avançar nos costumes, na evolução natural, muitos ainda ensinam aos filhos a forma mais conflituosa e irracional de se viver em comunidade.
Há um contingente, que não é pequeno, de pessoas tão irracionais que se julgam os eternamente corretos. Quem não pensar como eles é tachado de errado. Vemos, no Oriente Médio, o grupo Boko-Haram e o Estado Islâmico que matam todo aquele que não comungar de suas crenças religiosas, não aceitar Alá e as regras da Sharia como a única forma de se viver corretamente. Eles estão certos? O que você acha? Aliás, guerras por intolerância religiosa sempre foram a maior causa de morticínio no mundo.
Nos Estados Unidos, país considerado “O 1º mundo”, muitas pessoas brancas perseguem os negros apenas porque eles são negros. Até bem pouco tempo havia uma organização, a Ku-Klux-Klan, formada por brancos com a única finalidade de matar famílias negras. Até hoje em dia os negros sofrem preconceito, lá e aqui também. Você concorda com isso?
As mulheres, por serem fisicamente mais fracas, sempre foram o alvo preferido dos homens para suas brutalidades. Todo dia os jornais estampam fotos de homens que espancam ou matam mulheres quando elas não satisfazem suas vontades. Você acha que eles estão certos?
As pessoas gordas são motivo de piadas e chacotas das que são magras, apenas porque seu metabolismo faz um aproveitamento maior dos alimentos que ingerem e assim engordam porque é da natureza delas. Esses que ridicularizam os gordos estão certos?
No Brasil, é comum torcedores de um time de futebol odiarem os torcedores de outro time apenas devido a sua opção. Quem não se lembra do são-paulino que foi morto por torcedores do Santos só porque ele não torcia para o Santos? Ou o santista espancado até a morte porque não torcia para o Palmeiras? Ou o Palmeirense que foi morto pela torcida do Santos? Ou do vascaíno que foi morto por flamenguistas? Tudo isso e muito mais apenas porque torciam para times diferentes. Esses assassinos estão certos? O que você acha?
Estamos vendo agora, no Brasil, outra estupidez que ameaça tomar corpo, que é a paixão desenfreada por uma tendência política, em detrimento das opções contrárias. Para uns, os petistas devem ser execrados da face da terra. Enquanto para outros, os tucanos deveriam ser banidos do mundo. Será que existe estupidez maior? Estamos numa democracia onde se escolhe presidente, governador, deputados, senadores, prefeitos e vereadores a cada quatro anos. Vote em quem você quiser e aguarde o resultado. É simples. Não tem o que discutir. Isto não é um reinado em que o rei comanda até morrer. Na democracia os governos são temporários e podem mudar a cada eleição. Tudo depende da vontade do eleitor.
Nossas escolhas refletem nossos conhecimentos, filosofias de vida, ensinamentos recebidos e assimilados, nossas expectativas para nós, para nossas famílias e para a humanidade. Se as pessoas não são iguais, não tiveram as mesmas experiências de vida, como podem fazer as mesmas escolhas? É lógico que essa diversidade de roteiros de vida vai desembocar em escolhas diferentes. Será que é tão difícil assim entender isso?
Não é nem questão de aceitação, mas de respeito à vida que outras pessoas tiveram. Como se pretende que a humanidade evolua se os gostos e opções de vida de uns não são aceitos por outros que pensam diferente? Será que teremos que agir como boiada que para onde vai um, tem que irem todos? Todos têm que gostar do azul e quem gostar do vermelho está errado e tem que morrer? É isso? Você concorda?
Que o ano que se aproxima traga mais lucidez a essas mentes retrógradas, danosas que ainda pululam neste nosso mundo e que elas entendam que todos têm direito às suas escolhas.

Até quarta-feira
therezapitta@uol.com.br
-Dracena-