2015 chegou ao fim! Como num piscar de olhos, mais um ano se passou. Recessão, inflação, juros elevados, desemprego, corrupção… notícia negativa foi o que não faltou para a alegria dos jornais e tristeza do povo brasileiro.
Como diria a música, “o que passou, passou” e 2015, sem dúvidas, não vai deixar saudade para quase ninguém! Que venha então 2016!
Um novo ano renova sempre as nossas esperanças. Novos sonhos, novos objetivos, novas perspectivas… tudo é novo. Porém, para que quando cheguemos em dezembro você não esteja frustrado com velhos resultados, precisamos fazer uma coisa: planejar!
Todos nós temos sonhos. Quer seja no âmbito pessoal, profissional, financeiro ou em qualquer outra seara das nossas vidas, nutrimos desejos de galgar novos degraus e conquistar coisas novas. Contudo, para que esse sonho torne-se realidade, é preciso mais do que desejo, mais do que vontade de que isso efetivamente aconteça. É preciso ter um planejamento.
É o planejamento que irá mostrar passo a passo o que deve ser feito, como deve ser feito e quando deve ser feito para que os seus objetivos se concretizem. Ele serve como um mapa te guiando para que você possa ir do ponto A ao B pelo melhor caminho possível.
Os mais céticos irão perguntar: “O planejamento garante que as coisas darão certo? Eles garantem que o sonho se transformará em realidade?” Claro que não! A única garantia que temos nessa vida é a morte. No entanto, se já é difícil alcançar nossos objetivos com o planejamento, imagina sem ele. Se as coisas já são complicadas se fizermos da maneira correta, imagina se não fizermos.
O ano está apenas começando. Tire algumas horinhas do seu tempo para refletir sobre os seus objetivos de 2016. Reflita sobre o que você deseja alcançar nas mais diversas searas da vida. A partir daí, elabore um plano para que suas metas possam ser concretizadas.
Quem tem um plano está construindo seu próprio futuro. Quem não tem, fica a mercê do futuro que a vida trará. De que lado você quer estar?
Este ano pode ser o grande ano da sua vida. Para isso, cabe a você fazer a sua parte. Aprenda com os erros de 2015, defina suas metas para 2016, trace o seu planejamento para alcançar seus objetivos e, claro, não se esqueça de executar o plano. Afinal, de que adianta o melhor plano do mundo dentro de uma gaveta?
Coloque a mão na massa! Acredite no seu potencial! E que este ano que está só começando possa te proporcionar muitas alegrias. O ano que passou não foi fácil! A boa notícia é que ele terminou e agora um novo ano nos espera.
Um 2016 repleto de realizações para você e seus entes queridos! E não se esqueça, o poder está em suas mãos. Não fique refém das circunstâncias, construa o seu próprio futuro. Só não se esqueça de planejar como irá fazer isso. Não será fácil, não será rápido, mas acredite, vai valer a pena!
2016 te aguarda, vai com tudo!
*Consultor financeiro, palestrante, fundador do Portal www.invistafacil.com e do instagram @oinvestidor.